Ler para aprender: O corpo humano, essa máquina fantástica
Image result for corpo humano
Os seres humanos nascem, crescem e têm capacidade de se reproduzir. São seres compostos por pequenas estruturas chamadas células, que só podem ser vistas com o uso de lentes de aumento.

As células se organizam em unidades maiores chamadas de tecidos, que se unem e formam os órgãos como o cérebro, coração, estômago, rins, pulmões, intestinos, bexiga, fígado, dentre outros.

Os conjuntos de órgãos do corpo humano formam sistemas, como o sistema nervoso, o sistema digestivo, o sistema respiratório, etc.


Os conjuntos de sistemas formam organismos. O organismo, como um todo, forma o indivíduo, que é delimitado por um corpo.

A pele é o revestimento externo do nosso organismo e representa o maior e mais pesado órgão do corpo humano. Ela forma uma camada protetora, auxilia na regulação da temperatura e contém nervos que transmitem as sensações de tato, dor, calor e frio.

Os olhos são os órgãos do corpo humano responsáveis pela visão. Nos olhos uma imagem óptica do mundo externo é produzida e transformada em impulsos nervosos para ser conduzida ao cérebro.

O ouvido é um dos órgãos mais sensíveis do corpo humano. Além de ser responsável pela nossa audição, ele também é responsável pelo nosso senso de equilíbrio.

A voz é um dos meios mais usados pelos seres humanos na comunicação com seus semelhantes. Carrega a identidade de cada um, expressa emoções e é considerada tão pessoal quanto uma impressão digital. Ela existe desde o nascimento, no choro dos bebês reclamando por atenção. Apresenta-se na fala, no canto, nos gritos e até nas risadas que emitimos. A voz é produzida pela vibração do ar que sai dos pulmões e passa pelas cordas vocais sendo modificado pela boca,
lábios e língua.

A respiração é o ato de inalar oxigênio do ar para dentro dos pulmões e expelir resíduos, água e, principalmente, dióxido de carbono, processando uma troca gasosa com o meio ambiente.

Pequenos órgãos sensitivos chamados corpúsculos gustativos,
concentrados na língua, na garganta e no palato percebem as diferenças de sabor dos alimentos. Os corpúsculos gustativos são sensíveis a quatro sensações diferentes: amarga, azeda, salgada e doce. Todos os outros sabores que identificamos são combinações dessas quatro sensações somadas a odores detectados pelo nariz.

As terminações nervosas dentro do nariz contêm células receptoras
que permitem detectar os mais diversos odores. A cada nova respiração nossas narinas podem distinguir até 10.000 odores diferentes, pois há cerca de 10 milhões de células receptoras nas narinas. Quando as células receptoras se encontram com um determinado odor, enviam sinais elétricos ao cérebro para sentirmos
seu cheiro.

Para manter nosso organismo vivo, precisamos consumir alimentos, que ingerimos pela boca. Assim que os alimentos tocam nossos lábios, o sistema digestivo do nosso corpo começa a transformá-los em nutrientes.

Os músculos são tecidos que controlam os movimentos em todo o corpo humano. Para produzir os movimentos os músculos se contraem, encurtam, relaxam ou alongam. Por conta disso conseguimos sorrir, falar, andar, correr, saltar, dançar...

Os ossos são estruturas esbranquiçadas e duras que se unem umas às outras para formar o esqueleto do corpo. O esqueleto é composto de 206 ossos e constitui a sustentação do corpo humano.

Todos os sistemas que compõem o corpo humano são complexos, mas há apenas um que controla tudo que fazemos: o cérebro. Ele é considerado a mais complexa estrutura existente no planeta Terra.

... E é usando nosso cérebro que podemos perceber que, quanto mais aprendemos sobre o corpo humano, mais descobrimos o quanto não sabemos sobre essa máquina incrível!