Amigos: Um hífen ou um espaço?

Amigos! Será que esta palavra tem sentido para nós? Será que sabemos o seu conceito mais profundo? Será que você já precisou de um amigo e não o teve?

Amizade é como um hífen: existe quando une duas pessoas que sozinhas não têm sentido. Ou têm sentido oposto...

Para ser amigo, não há causa, ou pré-requisitos. É por isso que a amizade é bem mais digna que o amor ou a paixão. Aquela não se condiciona à estética, ao charme, à malícia, ao sexo, sentimentos todos que envolvem uma conquista, uma sensação e possibilidade de vitória e derrota, uma luta entre afetos.

Nem sempre conquistamos um amigo, nem sempre o buscamos. Não raro eles surgem, aparecem "do nada", estão onde nem imaginávamos estarem. Não há nada mais confortante que desabafar com um amigo um problema, um mal, saber que aquela carga podemos com ele dividir. E até ficarmos com a porção mais leve...

Quantos segredos não contamos a nossos amigos e nunca a nossos pais??? Isso significa que o amigo ouve e ajuda com compreensão, com empatia, sem julgamentos, sem sermões.

E quão inesquecíveis são aqueles momentos em que você e um amigo, sozinhos, falavam abobrinhas, lembravam do passado, das mancadas, sorriam, choravam, brincavam? Ter um amigo é viver por um momento no corpo do outro, e com a permissão dele. É interagir, misturar os sentimentos, os conhecimentos, torná-los compartilhados.

Ser amigo é extinguir o egoísmo. É fazer expirar a inveja. É ser o procurador de Deus na Terra!!!

A virtude da amizade é não estar ligada a fatores de ordem material, econômica, discriminante. O amigo não separa, ele une.

Diria até que a amizade é o principal sentimento humano, pois traz consigo, implícitos, vários sentimentos. É a marca que Deus colocou em nós para lembrarmos dele e sabermos que nunca estaremos sozinhos.

Ser amigo é ser humano! É dar e receber! Mais gratificante que ser feliz com um amigo é causar nele a felicidade!!!

Uma boa semana a todos...