ARTIGO – A execução do traficante brasileiro – 19.01.2015 --
 
 
A Indonésia, um país realmente duro em matéria de combate à proliferação das vendas e consumo de substâncias alucinógenas, finalmente executou, por fuzilamento, o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, na tarde do último sábado, ele que fora preso no aeroporto da capital Jacarta, levando consigo pouco mais de 13 quilos de drogas escondidos em ferragens de uma asa delta. Essa condenação datava do ano de 2004.
            De nada adiantaram os apelos formulados por ONGs internacionais e nem tampouco os pedidos de clemência que diz ter feito a presidente Dilma Rousseff, por mais de uma vez, inclusive segundo alega, telefonemas feitos às autoridades indonésias. Esse país mostrou-se firme no cumprimento das leis em vigor, ao contrário do Brasil, que gasta uma enormidade com o poder judiciário, isso mais com o fito de faz de conta, pois aqui o criminoso é condenado e muitas vezes nem é recolhido à prisão, e, noutras oportunidades, recebe o benefício de redução do regime de progressão das penas, bastando citar como exemplo os condenados no esquema fraudulento do “mensalão”, cuja maioria está respondendo em regime aberto, em casa, juntamente com a família.
            Todavia, esse não é o primeiro brasileiro a ser executado no exterior, e certamente não será o último, eis que quanto mais leis se façam contrariamente à venda, consumo e porte de drogas, mais criminosos vão aparecendo assim como por encanto. Não sou favorável à pena de morte, salvo por crimes de maior monta, todavia concordo com a prisão perpétua, desde que seja realmente cumprida. Há casos e mais casos no mundo mostrando que o condenado fora julgado inocente após serem executados, até por que a justiça não é justa e também erra muito, uma vez que compostas de seres humanos. Rodrigo Muxfeldt Gularte, brasileiro,  também condenado à morte, tem execução prevista para fevereiro.
            Achei interessante o posicionamento da mais alta mandatária do Brasil, mas é bom frisar que ela deixou de cumprir a extradição do criminoso comum italiano, senhor Cesare Battisti, medida que fora aprovada pelo Supremo Tribunal Federal na época do governo Lula, num flagrante desrespeito a mais alta corte de justiça nacional. Preferiu o governo brasileiro bancar a vida desse criminoso em nosso meio, quem sabe até tirando o emprego de um dos nossos no mercado de trabalho. O mais interessante de tudo é que o nosso Itamaraty não dispõe de verbas para trazer o corpo do fuzilado para o Brasil. Que vergonha!
            Agora, nesta fase triste do escândalo da PETROBRAS, que envolve centenas de pessoas, isso se considerarmos, construtoras, empregados da empresa, empreiteiras, operadores do sistema, laranjas e outros, correndo o risco de “quebrar” aquela que até bem pouco tempo era das maiores do mundo, mas que teve grande desvalorização de seus papéis nas bolsas de valores, salientando-se, inclusive, que ações judiciais tramitam nos Estados Unidos da América visando à defesa de investidores estrangeiros, devendo o nosso país ser condenado a ressarcir os prejuízos causados àqueles cidadãos americanos. Vale citar que há pessoas do governo envolvidas tanto no “mensalão” como no “petrolão”, entretanto estão aí trafegando livre junto aos nossos cidadãos de bem. Ora, se a pessoa foi condenada por um crime e recebeu o benefício da redução da pena, nada mais justo do que voltar à cadeia, tanto para perder a regalia como para começar a responder pelo ilícito a ser julgado.
            Enquanto isso, nada fazem em favor dos acionistas nacionais a nossa Comissão de Valores Mobiliários e a própria Bolsa de Valores, que têm vinculo com o ministério da fazenda, que não nutre simpatia pelos nossos patrícios no intuito de beneficiá-los, mas em matéria de cobrança de impostos e mais impostos nós somos campeões mundiais. Isso sem perder de vista que a nova equipe econômica já começou entrando duro contra os assalariados, mexendo em benefícios da previdência social.
Fico por aqui. Meu abraço fraternal.
 
Ansilgus
Fonte da foto: GOOGLE/INTERNET - Em havendo direito autoral por favor mande avisar, pois retirarei a foto postada. Nós aqui pagamos para publicar, nada recebemos.


21/01/2015 20:23 - Aila Brito
Boa noite, Ansilgus! Já hoje comentei algo parecido... Sou contra a pena de morte; é desumano, contrário aos princípios cristãos e viola o direito à vida. No entanto, sou a favor de Leis sérias... Prisão perpétua, em casos excepcionais. Parabéns pelo reflexivo e esmerado artigo! Abração.
21/01/2015 10:30 - igs
Meu amigo poeta um brilhante artigo, não existe lei no mundo que impeça um crime, mais existe leis que pune o criminoso no brasil só falta cumprir meus parabéns uma ótima semana repleta de benção, saúde e paz...israel
21/01/2015 08:46 - Lucimar Alves
Sabe nem sei o que dizer para casos assim, porque penso que a vida pertence a Deus e somente a Ele compete tirar. Mas cada país tem suas leis e quando uma pessoa tenta burlar a lei este país ainda mais não fazendo parte desta nação deve saber que se pego vai ter que se submeter a elas, ainda mais se tratando de drogas.
21/01/2015 02:21 - Alfredo D Alencar
Meu dileto compadre Ansilgus: sou contrário à pena de morte por diferentes motivos, mas a favor da prisão perpétua para autores de crimes hediondos e de lesa-sociedade, dentre estes, os que envolvem apropriação de elevadas somas de recursos públicos destinados às áreas da saúde, educação, segurança etc. Como diz o aforismo, "quem sai na chuva é para se molhar". A meu juízo, a pena capital é inadmissível, repito. Mas uma pessoa de 43 anos, sabedora de que ao entrar com drogas na Indonésia poderia ser executada, correu um risco calculado e consciente. O Brasil é que deveria instituir penas severas, incluindo a prisão perpétua, eliminando regalias de que muitos presos gozam, para fazer a verdadeira justiça.
20/01/2015 20:41 - Tony Bahia
Como sempre sempre nos brindando com textos claros feito Luares em noites de Lua cheia. Achei interessante o que a Bruna, escreveu no comentário que a ligação da Presidente, foi para desviar a atenção dos escândalos de roubos dos supostos moradores de Brasilia. No meu texto, incluído ontem, dou minha opinião sobre "Pena de Morte" e sobre a ligação da Presidente. (Estranho que Lulão, pai do bilionário Lulinha, que comia bosta de elefante no zoológico que trabalhava, antes do Papai ser eleito fez duas ligações para o Presidente da Indonésia. Desejo melhoras, li na página do Mestre Jacó Filho, que você não estava bem de saúde. Você vai assistir ao BBB, para fazer crônicas sobre a "feiura dos participantes?...rs...Abraço mestre Ansilgus, esteja em paz, tony.
20/01/2015 20:17 - Miguel Jacó
Boa tarde Ansilgus, a pena de morte, é a punição mais severa do ponto de vista de restrição ao condenado, e este via de regra conhece o desfeche de quem desacata a ordem jurídica de uma corte signatária desta penalidade, de modos que este Brasileiro correu o risco foi pego e executado,que os demais fiquem por aqui mesmo onde reinam a vontade, quanto aos ladrões da maquina estatal estamos longe de uma correção de rumos, porque mais da metade da sociedade Brasileira está doente ainda defendem estes quadrilheiros, então que Deus nos acuda, parabéns pela redundante demonstração de justa indignação através destes contundentes versos, um abraço, MJ.
20/01/2015 19:40 - pacomolina
Temos mais brasileiros ´para mandar pra lá.
20/01/2015 19:04 - Bruna [não autenticado*]
Concordo com todos que disseram que esse fuzilamento serviupara a Dilma desviar o foco dos escândalos da Petrobras e sobre os direitos que ela quer tirar dos trabalhadores nessapolitica do Hobin Hood ou seja ao contrário aumentando as desigualdades sociais. Os trabalhadores estão pagando para encher o saco sem fundo do governo que ao invés de cobrar dos que receberam vultuosos subsídios e das grandes fortunas que não pagam impostos. Eu acho que o fuzilamento e a cadeiraelétrica é menos cruel do que o caso que aconteceu no nordeste que alguns presos cortavam as cabeças de outros presos e mostravam. Qualquer preso inteligente que sobreviveem condições subhumanas preferem a pena de morte por fuzilamento. O erro é que no Estados Unidos e na Indonésia opreso fica na cadeia 10 anos e depois é morto. Desse jeito opreso passa por duas penas , a de ficar preso e de depois morrer. Se tiverem que matar que matem logo.
20/01/2015 17:56 - Zélia Maria Freire
Pois é meu amigo Ansilgus, o Archer, procurou ACHOU e quem procura ACHA, perdeu a vida bestamente por alguns milionários trocados. Que fique dito: O CRIME NÃO COMPENSA, nO MAIS, você disse tudo que precisava ser dito, abraço de zélia
20/01/2015 17:47 - Ilmar
Sempre muito lúcido, amigo! Excelente! Um abração!
20/01/2015 16:51 - Jacó Filho
Boa tarde compadre Ansilgus esse fuzilamento para Dilma foi uma BÊNÇÃO, pois desviou as atenções dos desmandos no Brasil, onde a pena de MORTE é tãoo natural, que nem Juiz é preciso, considerando que matam também inocentes, e com tecnologias variadas, morremos desde overdoses a falta de atendimento médico no SUS, queda de arvores não cuidadas pelo Hadade, balas perdidas, e fuzilamento a sangue frio, alguns pela polícia e a maioria pelos criminosos... São milhares de execuções por ano, e a Dilma nunca se pronunciou nem disse a que veio... É mais uma cena de cinismo sem medida... Parabéns! E que Deus nos abençoe e nos ilumine... Sempre...
20/01/2015 13:40 - MVA
Coo diz Boris Casoy: Isto é uma vergonha e quem defende esses marginais são cúmplices. Abraços!
20/01/2015 13:16 - Lúcia Constantino
Infelizmente, nosso pais realmente tá demais... agora os assalariados é que vão tapar o buraco da roubalheira. Já começaram a aumentar tudo... não tem dinheiro pra nada por quê? Por causa da corrupção. E os corruptos estão aí, passando férias nas ilhas-paraíso, enquanto o assalariado está pegando ônibus/metrôs lotados, comendo comida fria... e não sei como ainda tem gente que defende este governo. Só pode também estar rolando em berço esplêndido, não dá pra entender.
20/01/2015 12:54 - Jô Pessanha
É isso vergonha. Um abração.
21/01/2015 10:30 -
igs
Meu amigo poeta um brilhante artigo, não existe lei no mundo que impeça um crime, mais existe leis que pune o criminoso no brasil só falta cumprir meus parabéns uma ótima semana repleta de benção, saúde e paz...israel
 
21/01/2015 23:22 - noslen ariexiet
O reporter Renan Antunes de Oliveira entrevistou Marco Archer em 2005, numa prisão na Indonésia. Abaixo, seu relato:O carioca Marco Archer Cardoso Moreira viveu 17 anos em Ipanema, 25 traficando drogas pelo mundo e 11 em cadeias da Indonésia, até morrer fuzilado, aos 53, neste sábado (17), por sentença da Justiça deste país muçulmano.Durante quatro dias de entrevista em Tangerang, em 2005, ele se abriu para mim: ?Sou traficante, traficante e traficante, só traficante?.Demonstrou até uma ponta de orgulho: ?Nunca tive um emprego diferente na vida?. Contou que tomou ?todo tipo de droga que existe?.Naquela hora estava desafiante, parecia acreditar que conseguiria reverter a sentença de morte.Marco sabia as regras do país quando foi preso no aeroporto da capital Jakarta, em 2003, com 13,4 quilos de cocaína escondidos dentro dos tubos de sua asa delta. Ele morou na ilha indonésia de Bali por 15 anos, falava bem a língua bahasa e sentiu que a parada seria dura.Tanto sabia que fugiu do flagrante. Mas acabou recapturado 15 dias depois, quando tentava escapar para o Timor do Leste. Foi processado, condenado, se disse arrependido. Pediu clemência através de Lula, Dilma, Anistia Internacional e até do papa Francisco, sem sucesso. O fuzilamento como punição para crimes é apoiado por quase 70% do povo de lá.Na mídia brasileira, Marco foi alternadamente apresentado como ?um garoto carioca? (apesar dos 42 anos no momento da prisão), ou ?instrutor de asa delta?, neste caso um hobby transformado na profissão que ele nunca exerceu. Abraços! Este texto é do site:http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-perfil-de-marco-archer-por-um-jornalista-que-conversou-com-ele-4-dias-na-prisao/
22/01/2015 18:51 - Fábio Brandão
Considero o tráfico de drogas um dos crimes mais hediondos diante dos estragos que se faz na sociedade.Mas mesmo assim concordo com você em relação a sua contrariedade a pena de morte,primeiro pelo fato de que os ditos países que cumprem magistralmente suas leis são regidas por homens que são falhos e não são Deuses.Segundo entro na questão espiritual,acreditando profundamente em Deus e acho que só Ele pode definir o dia de nossa chegada e partida.Outra coisa que concordo com você é em relação a penas mais rigorosas como prisão perpétua.Meus parabéns pelo seu excelente trabalho jornalístico.Quando crescer quero ser Ansilgus.Um abraço e felicidades...
22/01/2015 13:34 - Má Oliveira
Bravo!!!! Parabéns!
 
23/01/2015 11:05 - gajocosta
Caríssimo Ansilgus, lei é lei, seja onde for, e há de ser cumprida. Sou também contra a pena de morte, mas admiro o rigor do cumprimento das leis na Indonésia (sem julgar o mérito delas). Enquanto que por aqui, as leis ostentam tamanha fragilidade, que ningyém mais crê em punição, o estimula ainda mais atos corruptos. O "petrolão" excedeu qualquer limite, esta cambada nele envolvida mereceria duríssimas penas, nada de prisão "domiciliar, isto já temos nós pela insegurança das ruas. Brilhante artigo, como sempre, irretocável. E o que virá a seguir? Não tenho dúvidas que estes infames escândalos de roubalheira e os desmandos e cinismo do governo prosseguirão... Um grande abraço, José.
 
27/01/15 15:29 - Orpheu Leal
Cada país tem suas próprias leis e quem ousar arriscar,
infringindo-as, seja de que país for, arcará com as conseqüências. As
leis frouxas facilitam a bagunça. A nossa Constituição diz: Todos são
iguais perante a lei. São mesmo? A liberdade de pensar e raciocinar
ainda é possível, e eu penso que nem todos são iguais. Parabéns,
Ansilgus, pelo seu belo trabalho. Grande abraço.
 
ansilgus
Enviado por ansilgus em 20/01/2015
Reeditado em 27/01/2015
Código do texto: T5108051
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.