Ler para aprender: Os Incas
Z



A civilização Inca surgiu no Peru, nos séculos XIII e XIV.

Entre 1430 e 1471 expandiu-se e consolidou um império que dominou os Andes do Equador ao Chile, com mais de 3 000 Km de extensão.

Os Incas impuseram uma única língua para toda população, desenvolveram sua cultura de maneira exemplar. Eram construtores exímios, com uma arquitetura surpreendente: construções perfeitas, estradas e pontes magníficas e engenhosos sistemas de irrigação.

Possuíam um exército muito bem treinado e capacitado que, quando conquistava um lugar, encorajava as pessoas a se juntarem ao Império, ampliando significativamente a população e os guerreiros.

A maior parte da população vivia em Ayllus, que eram comunidades familiares onde se plantava batata, milho, pimenta, algodão, amendoim, mandioca e um grão chamado quinua. Também praticavam a caça de javalis, cervos, aves e peixes, usando flechas e zarabatanas. 

Eram muito religiosos e adoravam vários elementos da natureza, como o sol, a lua, o trovão e a terra. 

Construíram diversos templos consagrados às suas divindades. Alguns dos mais famosos são o Templo do Sol, em Cusco, o Templo de Vilkike, o Templo do Aconcágua (a montanha mais alta da América do Sul) e o Templo do Sol no lago Titicaca.

Fizeram verdadeiros laboratórios para otimizar sua agricultura, e conseguiam manter diversas espécies vegetais em diferentes altitudes da região.

Aproveitaram a excelência no manuseio dos metais construindo facões, machados e, como grandes guerreiros, criaram armas como as macanas, que eram bolas de metal com pontas de estrela, numa base de madeira.

A ciência e conhecimento da civilização Inca ensinaram e ensinam, até os dias de hoje, conceitos sobre a relação do homem e o universo que o cerca.
images?q=tbn:ANd9GcSKxKlMvouskHReeqIy6ZOH0h7xfjhKKgDj2W2iFC78jAjKpEx9