Ler para aprender: O império egípcio  images?q=tbn:ANd9GcTMdve2BaC2_L0KXX3V-ROcF--YY1p3zcOEfM-M2yRVW2KgejVh

     A civilização egípcia se desenvolveu no nordeste da África há mais de 4000 anos antes de Cristo em uma região de características desérticas. Isso só foi possível graças às terras férteis às margens do rio Nilo, que durante a época da seca deixava a região própria para o plantio. Aproveitando-se disso, os egípcios tiveram a capacidade de desenvolver uma civilização próspera a partir da agricultura.

     A princípio os egípcios se organizaram por meio de um conjunto de comunidades chamadas de nomos, que eram chefiadas por um nomarca. Essas comunidades formavam dois reinos rivais: o reino do Alto Egito e o reino do Baixo Egito.

     Por volta de 3220 a.C., esses dois reinos foram unificados por Menés, que se tornou o primeiro faraó do Egito. Ele fundou a primeira dinastia de faraós e deu início ao Império Egípcio. Usava uma coroa dupla, para demonstrar que era o rei do Alto e Baixo Egito.

     O Império Egípcio era uma sociedade regida pela religiosidade. Uma das práticas culturais determinadas por essa religiosidade extremada era a crença na imortalidade. Para os egípcios, a morte seria passageira e a vida retornava para o corpo. Porém, o retorno à vida aconteceria somente se o corpo do moribundo fosse conservado. Daí, a importância da mumificação dos corpos, do cuidado com seu embalsamento e conservação, além da construção de grandes túmulos para enterrá-los.

     Os túmulos ou tumbas eram considerados uma verdadeira habitação e os mais famosos são as Pirâmides do Egito. piramides.jpg

     Nas Pirâmides, além dos sarcófagos eram colocados tesouros, objetos de valor (que se pensava poderiam ajudar o morto na próxima vida) e as coisas que o falecido mais apreciava. 

     O poder dos faraós passava de pai para filho, isto é, era hereditário. Entre vários faraós na história do Egito, alguns se tornaram especialmente reconhecidos no mundo, como Tutmés I, que foi o primeiro faraó a ser enterrado no Vale dos Reis, Tutankamon, que restaurou o culto aos antigos deuses e Quéops, que foi o responsável pela construção da maior das
três pirâmides de Gizé.

A estrutura da sociedade egípcia

     A sociedade egípcia era organizada hierarquicamente por meio de critérios religiosos e econômicos.

     O faraó era a autoridade máxima, chegando a ser considerado um deus na Terra. Ele e sua família viviam de forma luxuosa, em grandes palácios e, ainda em vida, ordenava a construção da pirâmide que iria abrigar seu corpo mumificado e seus tesouros, após sua morte.

     Os sacerdotes eram responsáveis pelos rituais, festas e atividades religiosas.

     Os chefes militares eram os responsáveis pela segurança do território egípcio.
  
   Os escribas eram os responsáveis pela escrita egípcia e registravam os acontecimentos, principalmente, a vida do faraó.

     O povo era um grupo formado por pequenos comerciantes, artesãos, camponeses, lavradores e pastores.

     Os escravos eram pessoas capturadas em guerras. Trabalhavam muito e recebiam por seu trabalho apenas água e comida.


Conheça alguns deuses egípcios
horus.jpg
     A civilização egípcia possuía vários deuses e uma mitologia muito elaborada.
     Osíris
Deus do mundo subterrâneo.
     Hórus
Deus da luz e dos céus, representado com cabeça de falcão.
     Seth
Deus das tempestades e do caos.
     Ísis
É a esposa de Osíris, que recorreu à magia e o ressuscitou.
     Anúbis
Deus da mumificação, representado com uma cabeça de chacal.
     Toth
Deus da lua e da escrita.
     Rá
É o deus do sol.



O Vale dos Reis e a cidade de Luxor
 
images?q=tbn:ANd9GcTBQqbAvs8KYIk20UmFzrbE_jnWSJY9gwjqT3OcLOmsvj6PttwW


     O Vale dos Reis é o nome de um vale usado por um período de quase 500 anos como local de sepultamento de faraós e nobres egípcios. Fica localizado na margem ocidental do rio Nilo, em um grande vale cheio de montanhas, próximo à cidade de Luxor.

     No Vale dos Reis a tumba de Tutankamon foi encontrada pelo egiptólogo Howard Carter.
 
    A cidade de Luxor, que cresceu a partir das ruínas de Tebas, antiga capital do Egito, é um dos locais mais visitados por turistas do mundo inteiro, pois lá se localizam os vestígios mais importantes templos dedicados aos deuses da mitologia egípcia e as mais importantes necrópoles do antigo Egito.
images?q=tbn:ANd9GcRpekj5gZWzRrN6xaEDotprDaRNKUlrUSp2_q68tJa45sMcU2XDSw