O QUE PAPAI NOEL DIRIA

É uma pena descobrir isso só depois de adulto. Como era boa a inocência de acreditar no Papai Noel. Lembro-me de quando dezembro chegava deixando os dias mais longos, e mamãe começava a conversa de sempre. Se você não for um bom menino, ou fizer coisas erradas, Papai Noel não vem. O medo que dava.

Hipoteticamente, e deixando Lula e Dilma no fim da fila, se fosse possível colocar os corruptos da Petrobras no colo do Papai Noel, o que eles diriam? Papai Noel acreditaria que eles nunca foram meninas e meninos malvados? Que alguns não sabiam de nada.

Perigo maior seria alguns deles oferecerem ao bom velhinho uma “gorda propina” para entrar num esquema. Uma troca. Trocar Rodolfo, a rena do nariz vermelho, por milhares de brasileiros com nariz de palhaços. Igual a alguns que jogam vôlei.

Nem me espantaria com nossos Papais Noéis pedindo propina para entrar pelas chaminés enfeitadas. Com um saco nas costas deve ser complicado. Também estamos acostumados a ouvir de muitas bocas que Deus é brasileiro. Inclusive de políticos.

Imaginem alguns deles em audiência com São Pedro no céu. Na pauta a assinatura de um contrato frio, e algumas malas de dinheiro. Tudo isso para que possam gritar ao mundo que não esta nem aí com eles que Deus é brasileiro.

E se eu estiver errado, e definitivamente Deus for brasileiro, então não existe a mínima chance de salvação para o mundo. Como seria possível Deus escolher viver no inferno da corrupção. Mesmo que a cobra pudesse ser corrompida, seria uma afronta ao paraíso.

Com toda a corrupção da Petrobras, uma percepção vai clareando. Devagar começamos a entender nos motivos dos petistas blasfemarem tanto contra as privatizações no governo de Fernando Henrique Cardoso.

O tamanho do rombo na Petrobras causado pela corrupção fica cada dia mais surreal. Hoje ela vale menos que antes da descoberta do pré-sal. Com um agravante que está fazendo muitos coçarem a cabeça. Talvez, quando finalmente o Brasil for vender o pré-sal, o preço estará menos da metade do que vale atualmente.

Então o governo sempre terá desculpas para a falta de investimentos na educação. No Brasil onde também fica Rio Negrinho, além da corrupção o que nunca faltam são desculpas. Para cada coisa não feita, existem dez desculpas na ponta da língua.

Papai Noel deveria citar Dan Brown para deixar um recadinho a todos os brasileiros: “Os lugares mais sombrios do Inferno são reservados àqueles que se mantiveram neutros em tempos de crise moral”. Mesmo que a crise seja uma lata de tinta.