A HUMILDADE , A SIMPLICIDADE E A SOBERBA...

A humildade, apesar de seu enorme valor para a boa convivência, é muitas vezes um tabu para muitos, até porque ser humilde não é fácil. Pelo contrário, é bastante difícil, pois requer abdicar da soberba, consiste em abdicar da arrogância, consiste em abrir mão de muitos sentimentos que geralmente são intrínsecos ao ser humano. Todavia, não podemos confundir humildade com simplicidade, porque ambos são distintos e muito diferentes. Muitos podem ser pessoas simples e, ao mesmo tempo, não ter humildade. É exatamente nesta lacuna que surge a soberba. Existem também os que não são simples, mas têm humildade. Soberba é o mesmo que excesso de orgulho, elevação, altivez, arrogância. Humildade é demonstração de respeito, submissão, reconhecimento dos próprios erros, defeitos ou limitações. Esta equação é muito interessante e consistente, já que é possível ser humilde e simples. É possível ser simples e não ser humilde, fazendo surgir aí a soberba. Por fim, ser humilde e não ser simples não significa ter soberba, já que humildade é qualidade e simplicidade pode ser exemplo de um estilo de vida, ou pode estar relacionado às origens da pessoa. Ter gosto refinado, ter gosto diferenciado, optar por uma vida menos simples ou mais luxuosa e, mesmo assim, ser humilde sem ser soberbo é perfeitamente possível. O ruim é não ter gosto refinado, não ser humilde e, por consequência, ter a soberba. Ruim também é ser simples, sem humildade e ter a soberba. Não que a soberba deva acompanhar o simples ou o sofisticado. Ou a humildade. Até porque fica difícil a humildade conviver com a soberba. Diria até impossível, pois são exatamente opostas. A soberba é a “doença” da humildade e também se apresenta muitas vezes como uma “grave doença” da humanidade; e aquele que a tem em excesso estará fadado a uma espécie de reclusão própria, pois muitas vezes impossível se torna a convivência pacífica com pessoas com tal estilo de vida. A humildade é a melhor forma, é o melhor caminho para se ter boas relações e conseguir boas amizades. Ser humilde não significa deixar de ser alguém com conhecimento e cultura. Ao contrário, os que detêm conhecimento e cultura devem ser humildes, uma vez que este é o princípio da sabedoria. Ser simples não tem qualquer relação com a forma de se vestir. Ao contrário, a simplicidade está na forma de se portar, de se dirigir às pessoas; está na forma de compreender os semelhantes. Ser simples é ser acessível, é ser alguém de fácil compreensão, de fácil comunicação. Ser simples é compreender que somos imperfeitos e sabermos que esta é a única igualdade entre todos os humanos. Ser humilde e simples é ter generosidade, é ter compaixão e saber reconhecer em outrem as deficiências de si mesmo.

Enfim, combata a soberba com humildade e simplicidade. Combata a soberba, que é própria da essência humana. Combata a soberba e seja um profissional respeitado; porém, seja sempre e, simplesmente, humano, simples e humilde, já que, quando não mais estivermos nesta vida, certamente o que aprendemos e praticamos para o bem passará de alguma forma a fazer parte de nossa essência.

Humildade e simplicidade sempre, soberba jamais!

Geraldo Cossalter
Enviado por Geraldo Cossalter em 08/12/2014
Código do texto: T5063180
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.