Referencial de felicidade e realização
Esse texto é um convite a fazer um raciocínio que relaciona a natureza em si com nossa satisfação e expectativas relacionadas à sociedade.
Pense em algo que queira fazer pelo planeta em qualquer aspecto. Por mais absurdo que sejam suas intenções, não ponha limites a sua imaginação e pense muito grande.
Suponhamos que queira restabelecer o meio ambiente a um nível ideal e saudável para toda a vida na terra, ou queira unificar política e economicamente todas as nações, ou erradicar a AIDS ou o câncer de todo o planeta, imagine o que quiser...
Agora guarde esse pensamento e vamos pensar a respeito da natureza; quando digo natureza refiro-me ao universo e a todas as suas leis conhecidas pela nossa ciência. Pense no universo com bilhões de galáxias. Entre essas galáxias, vamos analisar uma delas apenas (que significa nada perante imensidão do universo) nesta galáxia existem milhões de estrelas, como o sol, e planetas ao redor dessas estrelas. Vamos analisar, então, uma dessas estrelas que por acaso é o nosso conhecido Sol.
Ao redor do sol existem vários planetas e um deles é a Terra na qual vivemos hoje, e neste planeta Terra está você. Isso tudo é para relacionar e evidenciar a nossa relevância perante o universo e a natureza.
Agora faça uma reflexão sobre a importância da Terra para o universo...
Imagine o universo e todas as suas leis, com todos os seus planetas, suas estrelas e seus ciclos de galáxias que nascem e se extinguem a cada segundo, enfim, imagine o universo sem o nosso planeta Terra! Não faria a mínima diferença.
Pense então na realização daquele feito incrível proposto no início do texto. Imagine o restabelecimento do eco-sistema, ou a unificação da economia e do sistema político mundial, ou a erradicação das doenças mais graves do planeta. Que importância teria isso para o resto do universo e para a natureza? Não teria relevância diante do universo.
Mas por outro lado, na perspectiva do seu vizinho ou de seus parentes, e talvez de todo o mundo, você se tornaria um herói.
Você deve estar questionando minhas intenções com todas essas comparações e essa descrição do universo.
Pretendo provocar uma reflexão da interpretação de suas ações, pois da mesma forma que uma mudança no planeta não seria relevante à natureza, e para você e para o resto do mundo seria algo extraordinário, uma pequena conquista pode parecer insignificante, mas de um determinado ponto de vista pode parecer fantástica.
Na realidade, não vale a pena sofrer por frustrações de algo não alcançado ou de algo de ruim que lhe tenha acontecido, pois é completamente relativo se o evento que te faz sofrer é digno do sofrimento ou não. É nessa relatividade que proponho que sua referência de felicidade e frustração navegue. Sua referência pode assumir uma posição em que o referido evento ruim seja irrelevante ou insignificante. Por outro lado pode assumir uma posição na qual aquele pôr do Sol ou aquela amizade nova seja algo grandioso e fantástico.
A realidade é relativa. Direcione a sua realidade para ressaltar as conquistas e as coisas simples e para tirar o foco e a intensidade das tragédias e coisas negativas que possam acontecer com você.
Abra mão dos ídolos que moldam e “engessam” nossa percepção do mundo, fazendo-nos julgar o mundo tomando como base um padrão comum, imposto cultural e socialmente. Deixe de lado essa idolatria e tente julgar o mundo e os eventos da sua vida com os seus próprios valores, da forma que irá fazê-lo feliz de verdade;crie sua realidade conveniente a você e não a um senso comum.
Tenha seus sonhos e faça o possível para realizá-los. Mas se não conseguir, não seja infeliz. Felicidade é reflexo da sua interpretação dos fatores externos, dos eventos que acontecem com você.
Quando acontecer algo ruim sinta-se “universo”, e pense na relevância daquilo para você enquanto “universo”. E quando acontecer algo bom, por menor que seja, posicione-se onde aquilo fosse um evento maravilhoso e aproveite, curta, seja feliz com isso.
Depende apenas da sua interpretação. Sei que isso não é fácil mas tento sempre tender a esse pensamento para ser feliz independentemente dos acontecimentos e fatores externos.
Gabriel Sales