O EGOÍSMO ENFRAQUECE NOSSAS VIRTUDES.

O EGOÍSMO ENFRAQUECE NOSSAS VIRTUDES.

É muito difícil de falarmos de egoísmo, pois todos nós, mesmo lá no fundo do nosso subconsciente temos um pouquinho de egoístas. Precisamos ser sinceros ao analisarmos este sentimento negativo. Precisamos refletir que nossas ações e decisões muitas vezes não são coerentes com o que pensamos, e muitas vezes exageramos no que queremos ser ou fazer. E isto é o egoísmo: apego excessivo aos próprios interesses sem consideração pelos interesses alheios. Isto mesmo pensamos em nós mesmos e esquecemos as opiniões e interesses das outras pessoas. É como se vivêssemos sozinhos neste mundo e não precisássemos de ninguém, como se nós fossemos o eixo central da rotação do planeta.

Quando Paulo de Tarso se converteu se transformando num dos maiores missionários e pregador da Palavra de Deus, dizia sempre: “Não sou eu mais que vive em mim, mas é Jesus Cristo que vive.” São Paulo se entregou totalmente a seguir os ensinamentos de Jesus, se esquecendo completamente, ou melhor, dizendo matando aquele homem egoísta, vaidoso e orgulhoso que existia em seu interior. Ele viveu a partir da sua conversão para a salvação do próximo. E foi assim que São Paulo aproximou as pessoas dele, porque antes todos se afastavam e só o rodeavam aqueles que se aproveitavam do seu poder para também conseguirem regalias e outros os seus serviços para se manterem também no poder. Isto é o egoísmo, pensar no seu próprio crescimento e poder.

Jesus Cristo nos ensinou a humildade e o amor ao próximo sem pedir nada em troca, porque dizia Ele: “O Pai que a tudo vê, não deixará de te recompensar no momento certo e no que for para o seu bem”. Portanto meus irmãos, o egoísmo nos afasta na maioria das vezes de nossos entes queridos, amigos e a todos de nossa comunidade. Cria-se um abismo que vai se alargando, podendo chegar a uma distância que talvez não mais possa ser encurtada. Costumo falar que quando praticamos o egoísmo esquecemos nossas virtudes, e deixamos que a ambição, o orgulho e o sentimento de poder aflorem em nossas mentes. E é exatamente nestes momentos que enfraquecemos e esquecemos muitas vezes quem realmente somos passando por cima de tudo e de todos e ferindo até aqueles a quem amamos muito.

Por que então isto acontece com a gente? Porque somos fracos na fé, não amamos suficiente o ser humano que é como a gente, a criação de Deus. Porque deixamos a vaidade tomar conta e esquecemos que a humildade é a maior arma da sabedoria, e que se quisermos chegar lá, precisamos fortemente e corajosamente aceitar nossas falhas e principalmente as falhas de outras pessoas. Se deixarmos o egoísmo se apossar de nossas ações e atitudes, certamente vamos transmitir para os nossos filhos, e isto vai influenciar negativamente na vida deles.

O fortalecimento de nossas virtudes passa longe do egoísmo, pois se tivermos coragem de aceitar nossos defeitos e com humildade encararmos os nossos problemas e fracassos que podem surgir a qualquer momento, estaremos dando um grande passo em nossa caminhada. Pois, se aceitamos os defeitos de nossos irmãos, eles também aceitarão os nossos, e assim cresceremos espiritualmente muito mais. Então as barreiras serão transpostas com mais facilidade.

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

Ailton José Ferreira

Membro da Academia de Letras de Pará de Minas – Cadeira nº 07

Policial Civil aposentado, Bel. Direito, Pedagogo Escritor e Educador.

ailtonferreira_assepam@yahoo.com.br

inspetorailton@gmail.com

BLOG: www.literaturaparademinas.webnode.com

Ailton Inspetor
Enviado por Ailton Inspetor em 30/11/2014
Código do texto: T5054012
Classificação de conteúdo: seguro