Reflexão de final de noite.
Por carlos Sena
Por carlos Sena
Quantas pessoas não encaram com coragem o dia seguinte pelos mais variados motivos. Desemprego, abandono do ser amado, crises na família, morte de parentes, etc., são alguns desses motivos. De fato não é fácil encarar tudo isso simplesmente com coragem e determinação. A coragem se pode adquirir e a determinação poderá vir como consequência. Contudo, sem princípios internalizados de ligação superior, tudo pode se tornar exasperante demais. Principalmente para aquelas pessoas para quem alguns princípios espirituais foram esquecidos, ou postos de lado. Pessoas que não se vigiam, que não se conduzem num prisma de crença amorosa, não necessariamente a filiação em igrejas.
O mundo moderno tem nos conduzido para o consumo de bens e serviços. Muitos são os que não se dão ao tempo para se conhecer, meditar, religar-se com a espiritualidade. Todo o tempo geralmente se gasta em função do próprio tempo . O tempo gasto dessa forma vai implicar na falta de tempo para cada pessoas no seu particular.
Correr para ganhar dinheiro nem sempre vale a pena. Muitas vezes o dinheiro que se ganha se gasta com médicos e remédios para os males que o estresse proporcionam! E poucos sabem avaliar esse custo benefício tão sem fundamento.
Por isso, se alguém houver imiscuído inteiramente nos chamados da vida moderna vale a pena refletir. Para que, de posse dessa consciência, busque-se por dentro em forma de fortalecimento para poder conciliar a vida que querem de nós e a que queremos dar pra nós em forma de bem estar interior.
Não se chega ao outro sem a si primeiro chegar. Desta forma muitos dos nossos problemas nunca serão solucionados a contento se dentro de nós não houver certos princípios. O princípio do bem é fundamental. Mas, tratamos daquele bem que não se olha a quem. No geral, nosso bem está em função direta de quem nos é caro. Outro princípio é o do fim. Se tudo é finito por que não ter paciência com os movimentos particulares das coisas e das pessoas? Finalmente, o princípio da generosidade! Esse é aglutinador, pois ser generoso nestes tempos atuais de consumo em massa é se por a prova. Porque o capitalismo não tem coração, mas a generosidade tem.
Portanto, para quem neste momento estiver precisando de suporte emocional para certas dificuldades da vida vale a pena refletir sobre si mesmo - suas praticas e sua atitudes. Verificar o que dentro de você carece de Deus - não o Deus das religiões, mas aquele que tenha o tamanho e a forma dos princípios mencionados, especialmente da generosidade.
Arranje tempo para meditar. Tempo para amar o outro como a si mesmo você se deve amar. Tempo para saber se você no seu cotidiano deseja para seu semelhante o que deseja pra você. Tempo para a paciência. Tempo para ver menos o mundo lá de fora e se debruçar mais, muito mais no seu mundo lá de dentro.