O MEDO DO FUTURO

Vivemos em um mundo onde a competição, a capacitação, o aprimoramento do nosso intelecto tem uma importância cada vez maior para a determinação do nosso futuro profissional. Ao olhar as pessoas em seu redor, verá que todas são concorrentes diretas, todas almejam e estão em busca do mesmo que você. E então você se pergunta: o que será da minha vida? O que será do meu futuro? Será que no final eu serei um vencedor?

Esta é uma preocupação particularmente dos jovens. Não há um jovem que pelo menos uma vez se quer não tenha tido essas dúvidas. Uns mais outros menos, mas o certo é que todos já sofreram desse mal.

Até aqui falei no lado profissional, mas essa não é a única incerteza que paira sobre as nossas mentes; dúvidas do tipo: será que vou viver e constituir família? E se eu viver com quem será que vou me casar? Será que essa mulher ou esse homem é a pessoa certa pra mim? E filhos, terei? Saberei cuidar e educar deles? Muitas e inúmeras são as duvidas que poderia aqui citar; todos temos ou já tivemos algum receio do futuro por menor que sejam ou tenham sido.

Não poderia deixar de mencionar o nosso lado espiritual, que tem influência decisiva e fundamental sobre a determinação das nossas vidas. Para começar, revelo a minha própria experiência. Eu vivia temendo o meu futuro em todos os sentidos. Tinha medo de morrer; esse medo não chegava a me dominar, mas ele existia. Tinha medo de não ter como me sustentar com o suor do meu trabalho e passar a vida toda sendo sustentado. Tinha medo da solidão, de não encontrar uma mulher que verdadeiramente me amasse.

Existe um ser que não se pode ver, mas que é tão real como o próprio Deus. Ele é quem planta o medo em nós. Este ser é o inimigo das nossas almas; é aquele que te puxa para baixo, que não tem mais nada para fazer nesse mundo a não ser planejar a nossa destruição. Não podemos subestimar o seu poder, mas não subestimar o seu poder não significa dizer que temos que ser submissos a ele; submissão unicamente ao Deus de amor. A única forma de derrotar este inimigo sobrenatural é com o poder sobrenatural daquele que veio antes de todas as coisas (Colossenses 1:17); e que por meio dele por ele e para ele tudo se fez (Colossenses 1:16, João 1:3); o Senhor dos exércitos, o Rei da Glória, o Leão de Judá; aquele que venceu a morte, que prevaleceu sobre a cruz; ele é o Senhor amado Jesus Cristo de Nazaré. Só precisamos aceitar que este Jesus está vivo e reina para todo sempre. Quando isso aconteceu comigo, todo aquele medo anteriormente mencionado desapareceu, me tornei destemido com Jesus. Também acontecerá com você, porque o poder que está sobre ele passa a estar sobre você, a vitória que está com ele passa a estar com você; o espírito dele passa a estar com você.

Todo o medo venha da onde vier, vai embora. A nossa esperança está num Deus que cuida de nós nos mínimos detalhes, o nosso futuro já não está mais nas nossas mãos, está nas mãos daquele que vê todas as coisas mesmo antes que elas aconteçam; e como é bom saber que este Deus justo, misericordioso e compassivo tem sobre o seu domínio não apenas a história da minha vida, mas a história de tudo que acontece no universo e por mais que catástrofes e incidentes inusitados aconteçam não apenas nas nossas vidas, mas em todo mundo, nós Cristãos sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e que no fim todas as coisas caminham para um final feliz, ou melhor, uma eternidade de felicidade.