CONSCIÊNCIA DO SUBCONSCIENTE.
CONSCIÊNCIA DO SUBCONSCIENTE.
Tudo aquilo que fazemos em nosso dia a dia: ações, decisões e até pensamentos, acredito que vem do nosso subconsciente, conscientemente. Porém nem tudo que vem do subconsciente é conscientemente correto ou positivo. Quando estamos em harmonia conosco mesmo e com o mundo, o subconsciente é sadio e trabalha com a nossa consciência em ritmo de graça. Pois a felicidade, a paz e a saúde parecem transbordar como uma nascente de um rio que vai se agigantando á medida que o caminho vai se abrindo e alargando, espumando força e beleza, sem se preocupar com o que vai encontrar pela frente.
Neste momento barreiras e obstáculos são supérfluos, transponíveis à medida que vão surgindo. Assim é com a gente, seres humanos, o subconsciente trabalhando e organizando tudo em sua volta para dar-nos sustento e equilíbrio para o que se segue em nosso exterior. Tudo é belo e maravilhoso, nada neste mundo pode mudar a situação. Porém, quando esta harmonia se acaba ou simplesmente não existe, a luz se apaga e a escuridão vem chegando, e se deixarmos ela toma conta. É neste momento que o nosso subconsciente como um rio que vai sendo poluído, perde suas forças à medida que as águas seguem seu caminho, não encontra defesa e nem apoio para continuarem lutando. Com a poluição vem a desorganização, destruição e às vezes até a morte.
Com o nosso corpo acontece à mesma coisa. Precisamos estar bem interiormente para que tudo fique bem exteriormente. A nossa consciência é resposta do que organizamos ou desorganizamos subconscientemente. Quando digo que ao agirmos conscientemente numa ação ou decisão, nem sempre foi o subconsciente, é porque muitas vezes ficamos cegos, na escuridão completa, damos a resposta do que estamos sentindo e sofrendo, num tempo também não correto. Achamos que o tempo é tudo e imperdoável desperdiçá-lo, por isso precisamos responder imediatamente e á altura do que estamos sentindo naquele momento. É a razão que falta neste momento, podendo colocar tudo a perder em momentos que levamos bastante tempo para construirmos. Depois vem o arrependimento, que em algumas vezes de nada mais adiantará.
Precisamos filtrar sempre coisas boas para o nosso subconsciente, e assim quando as coisas más chegarem e quiser penetrar em nosso interior para desorganizar tudo, o nosso subconsciente estará preparado para se defender. A harmonia faz com que sejamos frios e calculistas no bom sentido de evitarmos o ruim e aceitarmos o bom. O primeiro a ganhar com isso é o nosso próprio corpo, pois a saúde melhora e as doenças, se as tivermos, serão combatidas com mais força. A força de um rio abundante em águas claras e despoluídas, transbordando vida em seu interior. E por onde passa deixa vida e beleza na natureza, sustentando o homem com toda a sua força. E para sermos como este rio precisamos ter Deus em nosso subconsciente, acreditar sempre Nele, pois só Ele nos despolui. Sei que não é fácil, mas temos que tentar sempre e sempre. Nunca desistirmos. O nosso subconsciente precisa estar cheio do Espírito Santo de Deus, para que o nosso consciente transmita a razão. Pois se assim não for, freqüentemente estará em conflito o consciente com o subconsciente. E com o tempo o caos estará formado. A vida tem que ser como um jardim: deixar que a água penetre em nosso interior e faça florescer as mais lindas flores e perfumosas.
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
AILTON JOSÉ FERREIRA
Policial civil aposentado, Bel. Direito, Pedagogo, Escritor e Educador.
Membro da academia de Letras de Pará de Minas.
ailtonferreira_assepam@yahoo.com.br
BLOG: www.literaturaparademinas.webnode.com