AMBIENTE DE TRABALHO SAUDÁVEL E PRODUTIVO

Uma das maiores dificuldades encontradas entre os trabalhadores não está no fator local de trabalho, mas em como ele (funcionário) faz o seu ambiente de trabalho.

Para muitos esta afirmação vai parecer um absurdo, pois como pode alguém dizer que o local de trabalho não é uma dificuldade; entretanto o local de trabalho quem faz é o trabalhador.

O ambiente de trabalho tem sido foco de muitas discussões entre trabalhadores, sindicatos e patrões. De um lado os funcionários ou colaboradores cobrando mais interação, ações concretas para melhorar ainda mais as condições de trabalho e principalmente a interatividade entre os demais setores da empresa. Por outro lado os sindicatos com suas mirabolantes ideias vindas para “exigir” do empregador coisas que na maioria das vezes não são aceitas. E no meio destas duas pontas está a empresa; local onde o trabalhador tem o seu sustento para manter sua família, estudos e tudo mais que ele necessita. A empresa cheia de encargos e responsabilidades fiscais que devem ser cumpridas rigorosamente em dia para que a mesma não venha fechar e assim estes trabalhadores ficarem sem emprego. Este é o quadro que encontramos nas empresas brasileiras. Um ambiente de trabalho de pressão por todos os lados.

Então como vislumbrar um ambiente de trabalho mais produtivo, com relacionamentos interpessoais saudáveis que possam tornar tudo melhor e mais produtivo?

Primeiramente: A atitude de todos na empresa deve ser sempre de motivação. Se as pessoas que trabalham no mesmo ambiente não estiveram motivadas nenhum sucesso será alcançado ali e muito menos o sucesso profissional e pessoal de todos.

Segundo: O ser humano é fruto do meio em que vive e é gerido por necessidades básicas que pode motiva-lo ou não. Se suas necessidades básicas não são supridas, ele irá falhar em todas as demais, começando com a falta de motivação e pensamentos negativos em tudo que faz causando no ambiente uma contaminação de pessimismo. Os relacionamentos interpessoais dependerão das realizações e satisfações das necessidades individuais.

Terceiro: Cada pessoa tem uma história de vida, uma maneira de pensar a vida e assim também o trabalho é visto de sua forma especial. Há pessoas mais dispostas a ouvir, outras nem tanto, há pessoas que se interessam em aprender constantemente, outras não, enfim as pessoas tem objetivos diferenciados e nesta situação muitas vezes priorizam o que melhor lhes convém e às vezes estará em conflito com a própria empresa e demais colegas de trabalho.

Contudo vejo ainda possibilidades de uma relação no ambiente de trabalho onde cada um seja responsável pelo bom andamento de tudo que envolva o trabalho. Uma das possibilidades é o Comprometimento Pessoal. Comprometimento não com seu colega de trabalho, mas consigo mesmo, com o que cada um pode dar de melhor de si para ele próprio como forma de realização pessoal do dever cumprido, da consciência tranquila. Outra possibilidade é Respeito Próprio; quando se tem respeito próprio não é necessário esperar dos outros aquilo que temos, pois os que estão à volta perceberão e retribuirão da mesma forma criando assim um local cheio de respeito uns aos outros. Uma possibilidade muito falada, porém pouco praticada é a Cooperação. Muito se fala em cooperação, mas o que mais tenho presenciado como consultor, coach e palestrante nas empresas onde passo é exatamente falta de cooperação no ambiente de trabalho. Primeiro porque o ser humano é individualista por natureza e tenta a todo custo sempre ser o melhor (que não é errado desejar ser o melhor), mesmo que tenha que passar por cima de quem esteja ao seu lado e sua frente e não importa como. Quando se tem um ambiente de cooperadores tudo se torna mais viável e todos ganham com isso.

Se na sua empresa ainda não existe um ambiente de trabalho saudável e produtivo está na hora de você rever seus atos, sua motivação, sua maneira de pensar. Hoje é o tempo para você mudar e passar a ser mais cooperador, motivado e tornar seu local de trabalho melhor. Não espere que outro ocupe seu lugar para depois cair na real e ver que sua forma egoísta de pensar e agir; suas atitudes de pessimistas fizeram de você uma pessoa sem espaço para conquistar um “lugar melhor ao sol”.

Luis Roco
Enviado por Luis Roco em 11/11/2014
Reeditado em 04/02/2019
Código do texto: T5031837
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.