DIZER 'NÃO' É PRECISO, DIZER 'SIM' QUANDO TIVERMOS CERTEZA.

DIZER ‘NÃO’ É PRECISO, DIZER ‘SIM’ QUANDO TIVERMOS CERTEZA.

É muito difícil realmente dizermos ‘Não’, principalmente para nossos filhos quando crianças e adolescentes. O ‘Não’ durante o desenvolvimento deles é mais necessário do que o ‘Sim’, porque impõe limites e as barreiras necessárias para um crescimento sadio; e posteriormente a uma juventude equilibrada que os levará a uma maturidade sábia. Sempre teremos barreiras para transpormos no caminho dos “nãos”, ”sins” e “por quês” que nossos filhos terão que enfrentar aceitarem ou não. Faz parte da inteligência humana quando as dúvidas e problemas surgem procurarmos um sentido de ser para aquilo que está acontecendo naquele exato momento. E mais ainda para as nossas crianças e adolescentes que têm o futuro como um grande mistério, a ser desvendado para ser vivido.

Precisamos ter muita prudência, paciência, segurança e principalmente discernimento para darmos uma resposta aos nossos filhos na hora e lugar certos. O ‘Não’ valerá na maioria das vezes muito mais do que uma folha ou mesmo um livro de respostas. Se tivermos consciência para isso, nossos filhos certamente compreenderão naquele momento ou mais tarde quando os fatos se sucederem. A justificativa para o ‘Não’ dependerá das circunstâncias do tempo, podendo ser na hora, ou horas e dias mais tarde, quem sabe anos depois, quando o próprio filho passar por uma situação semelhante e ele tendo que dar as respostas.

O ‘Sim’ na maioria das vezes é tão fácil para nós. Evita indagações, encurta tempo e não traz atrito no momento de dizê-lo. Porém nesta maioria das vezes o conflito, a catástrofe vem depois. Arrependimento posterior não conserta o tempo perdido que não volta mais. As circunstâncias de dizermos o ‘Sim’ em certos momentos, às vezes trazem complicações maiores porque nestas vezes o coração, o amor fala mais alto do que a razão. Nesta hora achamos que amar é dizer ‘Sim’ a tudo o que é pedido, sem nos preocuparmos com as conseqüências que virão. Já falei anteriormente algumas vezes sobre este perigo do ‘Sim’. Sempre pensamos que estamos certos ao dizer ‘Sim’ aos nossos filhos. Talvez para não magoá-los. Porém se o ‘Sim’ estiver errado, a mágoa, a angústia que cairá sobre nós, pais, se tornará num sofrimento freqüentemente incontrolável e levando isto a um sentimento de culpa muito pesado.

Portanto, é necessário estarmos sempre preparados para dizermos com firmeza aos jovens de hoje o verdadeiro ‘Não’ e principalmente o ‘Sim’. Porque se assim não o fizermos eles podem se tornar respostas negativas, que na maioria das vezes nossos filhos não terão como consertar o mal que poderá ser causado às suas vidas e de quem viver ao redor deles. E sempre digo que sozinho não conseguiremos caminhar junto com nossos jovens, mas com a ajuda de Nossa Senhora e principalmente de Jesus Cristo, tudo se tornará mais seguro. Nossa Senhora sempre nos dá as respostas necessárias para conduzirmos nossos filhos neste mundo. Ela sabe que seu filho Jesus Cristo está pronto a qualquer momento a nos ajudar a dizer o verdadeiro “Sim” e o “Não” na hora que os filhos mais precisarem. E busquem sempre isto através das orações diárias, porque é na Palavra de Deus que está a verdadeira condução do mundo em que vivemos.

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

Ailton José Ferreira

Membro da Academia de Letras de Pará de Minas – Cadeira nº 07

Policial civil aposentado, Bel Direito, Pedagogo, Escritor e Educador.

ailtonferreira_assepam@yahoo.com.br

inspetorailton@gmail.com

Blog: www.literaturaparademinas.webnode.com

Ailton Inspetor
Enviado por Ailton Inspetor em 03/11/2014
Código do texto: T5022065
Classificação de conteúdo: seguro