AFETIVIDADE: SENTIR E SER FELIZ!
AFETIVIDADE: SENTIR E SER FELIZ!
Todos nós seres humanos podemos ser felizes em qualquer momento de nossas vidas. Basta lutarmos para que isto aconteça. Mesmo com todas as adversidades que a vida nos impõe a cada dia, precisamos enfrentá-las com todas as armas de que dispomos e que Deus nos permitiu tê-las em qualquer momento. Na afetividade, quando a colocamos em prática, o nosso interior espiritual parece tornar-se mais forte do que pensamos ser. É um sentimento alegre, corajoso, solto e leve como se voássemos sem asas, parecendo um anjo a dar a volta ao mundo procurando somente as coisas boas e maravilhosas que Deus colocou no Universo.
Pois bem, o que vem a ser a afetividade propriamente dita? É um sentimento de amor, amizade, afeição e às vezes até de uma paixão controlada e sadia. Quando somos afetos a alguém, queremos ficar sempre próximos dessa pessoa, falar com ela, escutá-la. Sentimos as energias positivas aumentarem e deixando as negativas se afastarem.
Jesus Cristo enquanto esteve na Terra em corpo físico foi amigo e um apaixonado pelos seus apóstolos e discípulos, e mais ainda por aqueles que não o compreendiam e o aceitavam. Quanto mais o martirizavam, mais Ele os amava, demonstrando um sentimento acima de qualquer outro. Para Jesus Cristo, Seus inimigos lhe davam forças para continuar até o fim no projeto salvífico do Pai Eterno. Um exemplo que devíamos seguir sempre. Pois se nos sentimos tão bem quando somos afetos a alguém, mesmo que este alguém nos ignore, por que então não procedemos sempre desta forma? Mesmo quando aceitamos os ataques de nossos inimigos e o perdoamos, nosso espírito sai vitorioso, porque fomos mais fortes do que o mal.
Queremos sempre nos sentir bem. Mas nem sempre fazemos o esforço necessário para que isto aconteça. Ficamos esperando por milagres visíveis, sendo que os milagres acontecem a cada segundo sem que percebamos isto. Como é bom sermos afetuosos em tudo aquilo que fazemos e transmitimos. Já disse outras vezes que uma amizade é uma coisa preciosa para nossa vida. Quando ela surge, não foi por acaso que isto aconteceu. Esta amizade vai ser mais uma peça importante em nosso caminho. Ela, quando nasce faz nos sentirmos livres e otimistas para o que vamos passar em nossa caminhada. A sinceridade desta amizade está na afeição que sentimos em contato com o outro. É sinal de confiança, coragem e força nos momentos de nossas vidas. Jesus Cristo foi o maior exemplo de um verdadeiro amigo. E ainda o é, basta o aceitarmos e abrirmos a porta para Ele.
O amor, por exemplo, pode ser dividido em diversos sentimentos: dos pais para os filhos e vice-versa, de um casal, de uma amizade, etc. É por isto que o Amor é infinito, ele não tem fronteiras e transpõe todas as barreiras do Universo. Ele é imprescindível e assim Deus Todo Poderoso quis mostrar ao mundo através de Seu Filho Jesus Cristo. A afetividade tem que existir em todas as relações entre os seres humanos, pois se assim for, a fraternidade será maior entre os povos. Claro que nossas afetividades são exploradas de acordo com o que recebemos do nascimento à educação que nos foi passada. Se não conhecemos como vamos transmitir? E é aí que mora o “x” da questão. Em nosso interior existem todos os sentimentos, basta que os afloremos. Só com atitudes sadias, orações, humildade e o perdão, é que vamos encarar o mundo com a afetividade necessária e então sermos felizes. Aprendam sempre porque nunca é tarde para amarmos as pessoas e o mundo.
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
Ailton José Ferreira
Policial civil aposentado, Bel. Direito, Pedagogo, Escritor e Educador
Membro da Academia de Letras de Pará de Minas – Cadeira nº 07
ailtonferreira_assepam@yahoo.com.br
inspetorailton@gmail.com
BLOG: www.literaturaparademinas.webnode.com