ENTRE MENTIRAS E SOLUÇÕES - Texto 1 - O GRAVE PROBLEMA DO LIXO
Dizem que não há trabalho nem emprego para todo mundo. Saibam que isso é uma enorme e absurda MENTIRA. A população mundial produz bilhões de toneladas de lixo todos os dias, a maior parte desse lixo não é reciclada, pois dizem que “NÃO HÁ MÃO-DE-OBRA” para reciclá-la, quando na verdade não há é INTERESSE por parte de quem governa.
Conclusão: Dá sim pra gerar emprego para muita gente com a reciclagem do lixo. E nem preciso dizer que basta separar o lixo por tipo de produto, e que é exatamente nesse processo que surge a possibilidade da geração de empregos. É claro que será necessário preparar, educar e qualificar as pessoas que irão trabalhar com esses materiais. E essa parte não é impossível, nem difícil de resolver. Basta garantir os direitos sociais e trabalhistas das pessoas que trabalharão com o lixo. O Profissional Reciclador de Lixo deverá ser respeitado assim como o é um professor, um enfermeiro, um médico, ou qualquer outro profissional dito “DE PROFISSÃO SUPERIOR”.
É preciso destruir esse PRECONCEITO atual que a maioria das pessoas têm em relação ao lixo e mais ainda em relação às pessoas que trabalham com o lixo. O lixo também é uma fonte de riqueza, pois o mesmo é gerado pela própria riqueza, jamais devemos nos esquecer disso. Assim sendo, as pessoas que trabalharem com o lixo deverão ser consideradas GERADORAS DE RIQUEZA, e portanto devem ser respeitadas e amadas por toda a sociedade.
Assim como atualmente constroem-se centros industriais enormes, também pode-se construir CENTROS DE RECICLAGEM gigantescos, onde todo o lixo de uma cidade ou região poderá ser armazenado, separado, usinado e reciclado. E nem é tão trabalhoso assim o processo de elaboração, legalização e concretização da estrutura de tais centros. Basta apenas que haja a boa vontade política, basta apenas que exterminem a maldita corrupção, basta apenas a consciência e bom-senso dos POLÍTICOS.
Também é possível utilizar o gás metano produzido pelo lixo para fornecer a energia necessária para mover as máquinas que realizarão todo o processo de reaproveitamento do mesmo.
No próprio processo de construção de tais centros de reciclagem, já serão gerados centenas ou milhares de empregos, uma vez que tais construções deverão ser muito grandes e com muitas estruturas para setorizar o trabalho com o lixo.
Próximo à área pode-se também construir uma espécie de condomínio no qual irão morar os funcionários dos centros de reciclagem, resolvendo-se assim a questão da moradia para essas pessoas que geralmente são muito carentes e não conseguem comprar suas casas. Assim conseguiríamos extinguir as favelas, nas quais o tráfico de drogas, outros crimes graves e a violência costumam proliferar.
Com um projeto dessa natureza é possível gerar no mínimo UM emprego para cada família carente que há no mundo.
Dessa maneira seria também quase que solucionada a questão sobre os mendigos e moradores de rua.
Os benefícios citados acima, são apenas alguns dos muitos outros benefícios que a reciclagem maciça de lixo proporcionará à sociedade em geral.
É preciso lembrar também que todos os outros setores da sociedade deverão aprender a tratar o lixo com respeito, como uma fonte de riqueza, e para isso se fará necessária a educação de todo cidadão quanto ao descarte adequado do lixo.
Em cidades onde há penitenciárias, a mão-de-obra dos detentos deverá ser utilizada para trabalhar na reciclagem do lixo nos centros de reciclagem construídos especificamente para esse fim, pois jamais se pode misturar criminosos detentos com cidadãos de bem.
Dessa forma eliminaremos a ociosidade dos criminosos nos presídios e o resultado disso serão presídios relativamente pacíficos e livres de facções criminosas.
Não é necessário elaborar um estudo aprofundado para provar os benefícios ambientais, econômicos e sociais que a reciclagem do lixo é capaz de proporcionar à humanidade em geral.
Ações como essas são capazes de exterminar o trabalho informal, garantindo maior contribuição com impostos por parte dos trabalhadores e garantindo aos mesmos trabalhadores o trabalho reconhecido e uma vida digna.
É necessária apenas uma política humanitária, séria e competente, promovida por homens sérios e COMPETENTES, já passou da hora de eliminar os POLÍTICOS DE FAZ-DE-CONTA que sugam o sangue da humanidade como uma praga de carrapatos que infestam o mundo todo.
Talvez esse projeto realizável também seja uma forma de se reciclar o lixo humano representado pelos políticos que somente governam para a elite esperando obter dessa mesma elite certos favorecimentos extranumerários através do tráfico de influências.
Enfim, os benefícios proporcionados pela reciclagem maciça do lixo são infinitos e talvez somente poderão ser percebidos em sua totalidade através dos anos, décadas ou mesmo séculos, pois não se planta a semente de uma grande árvore pensando na colheita em breve de seus frutos.
Roberto Carlos Braz do Nascimento
(ROBERTO BRAZA)
27/09/2014