É PRECISO QUE FEBRE DA TECNOLOGIA VENHA SANAR OU BAIXAR PARA A HUMANIDADE SE HUMANIZAR

É uma tendência , infelizmente vivermos cada vez mais as "amizades" artificiais, eletrônicas, são mais cômodas , acabou o afeto vivencial. Fabricou-se as "amizades" virtuais. A beleza do olhar, do estar perto é apenas é uma linda lembrança.

Penso em que um dia será, não sei quando, em que toda essa tecnologia que tanto encanta a humanidade será aos poucos afastada do convívio das pessoas. E as antigas formas de relações serão retomadas. Mesmo que não seja dos moldes de antigamente, mas muita coisa mudará, isso vai.

Mesmo nos dias de hoje, em determinadas escolas não é permitido o uso de celular, de tablete, principalmente no recinto da sala de aula. Não sou completamente completamente contra o manejo da tecnologia nas escolas, mas o problema é que os entusiastas exageram por demais o uso desses meios, esquecendo-se da humanização do aluno e que só através de um trabalho integrador entre a mente e o interior levarão os seres humanos a condições saudáveis.

Estamos vivenciando a cada dia que passa seres mais egoístas do que já eram, o que se percebe é que as pessoas se tornando uns zumbis, voltados apenas para si e suas máquinas. Seus mundo se reduziram ao eu, eu mesmo, eu só. O senso de coletividade é cada vez reduzido ao individualismo.

No entanto, não se pode negar que as redes sociais têm seu lado positivo. Determinados acontecimentos repercutem imediatamente em prol da própria sociedade , dessa forma desbancando as grande redes de televisão que tinha o monopólio da informação, aliás algumas delas se utilizam das informações da redes para noticiarem nas suas redes. Bem, isso é um fato. Contudo, os meios tecnológicos já citados não são utilizados como deveria, principalmente nas escolas. Os celulares, os tabletes, por exemplo, são entraves para o bom rendimento dos alunos.

Em qualquer época, em qualquer lugar a leitura é fundamental para o bom rendimento escolar, como também para o discernimento não só no meio educacional como para a vida futura do estudante.

Mesmo que o professor passe um livro para o aluno ler, ele espontaneamente vai no google e pega o resumo do livro e apresenta como lido. Se bem que tem técnicas que possa levar o aluno ler o livro sem que ele possa usar dessas artimanhas, entretanto, é impróprio para o sistema educacional que vivenciamos principalmente na escola pública , pois seria por demais desgaste para o professor-aluno. E como seria isso? Através da leitura de livros para os alunos e que eles fossem cobrados por intermédio de fichamento do livro todo, além dele expor para classe os pontos de vista do autor.

Como sabemos esse tipo de didática é por demais problemático não só para o professor como próprio contexto em que se encontra a maioria das escolas públicas. As escolas não disponibilizam de tantos livros que pudesse ser distribuídos entre os estudantes.

Bem, posso até está me contradizendo, porém, próprio meio tecnológico que dispomos pode sanar esse problema, pode-se baixar livros excelentes através do domínio público. Entretanto, a questão é que muitos iriam alegar que não tem tablete e que seus celulares não dispõem créditos para tal, mas eles dispõem do wi-fi nas escolas. Volto ao meu descrédito a esse meio tecnológico , os alunos não teriam boa vontade de baixar e ler por exemplo um romance de Machado de Assis. E ai ficamos apenas na mesmice que eles tanto gostam, facebook, e principalmente , o wgtsapp

Essa febre de tecnologia tem que pelo menos baixar, caso não possa sanar para a sociedade novamente se humanizar.

inclemente
Enviado por inclemente em 30/09/2014
Código do texto: T4982389
Classificação de conteúdo: seguro