O maior tesouro
Há várias espécies de tesouros no mundo. Mas qual seria, de todos eles, o mais valioso? O que buscamos, verdadeiramente em nossas vidas? O que é importante para um, pode não ser para um outro alguém, mas creio que deve haver coisas que todos buscam e que não há quem não se sinta bem com a vida quando de posse delas. Um exemplo disso é a paz de espírito. Por mais importante que seja uma pessoa e por maior influência e poder que alcance, ela jamais irá desfrutar da felicidade se não tiver a paz de espírito.
Mas, será a paz de espírito algo que se obtém trazendo-a de fora para dentro ou será que ela já existe dentro de nós e, por algum motivo, não a descobrimos, por isso não conseguimos desfrutá-la? Para descobrir, portanto, a paz de espírito urge olhar para dentro de si mesmo e avaliar o tipo de vida que se leva até então. Tudo sai de nós e para nós retorna e só conseguimos colher exatamente os mesmos frutos que lançamos à terra. Os melhores tesouros, os que realmente possuem valores eternos, imprescindíveis, estão bem junto de nós, ou melhor, no nosso interior.
Como você gasta os seus dias? Que tipo de palavras profere? Qual o verdadeiro sentimento que parte do fundo do seu coração quando se trata de avaliar a sua própria vida e o mundo em que está vivendo? As lamúrias acumuladas trarão, infalivelmente, de forma visível, ainda mais motivos para se lamuriar e esse círculo vicioso é um convite para que se instale um destino infeliz.
De que adianta acumular cansaços e frustrações correndo desesperadamente atrás dos tesouros materiais se há ainda insatisfações com o simples fato de estar vivendo? A riqueza exterior não passa de um reflexo da alegria de viver e de trabalhar. Desse modo, não há tesouro que não se coloque à nossa disposição; e viver torna-se sinônimo de prosperar.
Como alcançar a meta
Todo crescimento é paulatino e exige perseverança. De que adianta subir uma escada às pressas e correr o risco de pisar em falso em algum degrau ou parti-lo com a ânsia do movimento para, em seguida, despencar lá em baixo, sofrendo terríveis consequências? Quem muito quer, tudo perde. A felicidade não depende de algo que está por vir, mas de se viver o dia de hoje com ânimo e esperança. Colocando no rosto um ar de satisfação com a vida, tudo passa a transcorrer favoravelmente. Ganhamos auto confiança e são afastados, automaticamente, todos os pensamentos sombrios; Essa é a melhor forma de se plantar um futuro promissor. Forçar situações, dissimular intenções ou viver mentindo é o caminho expresso para um mau destino. Não é necessário correr feito louco atrás do objetivo, mas visualizá-lo com uma expectativa de convicção, tomando todas as providências para que se realize. Isto cria uma atmosfera propícia e tudo que fizermos vai de encontro ao objetivo. Não se deixar abater diante de possíveis contratempos; não descuidar da fisionomia de vencedor, mas cheia de simpatia e, sobretudo, acreditar, com fé, livre de ansiedade. A soma dessas práticas levará, infalivelmente, à consecução do objetivo almejado.