TPU: Tensão Pré-Universidade?
Ingressar em uma boa universidade é a promessa de um futuro profissional de sucesso e o sonho acadêmico de boa camada dos jovens recém-formados no colegial. Esse objetivo acaba se tornando uma caminhada de três duros anos de preparação. Ao final do Ensino Médio os estudantes precisam estar aptos a encarar o mercado de trabalho, as responsabilidades exigidas e a chegada da maioridade. O que significa um período longo de mudanças delicadas.
Para dar certo, o adolescente precisa ter certeza do que quer. Vale lembrar que no início muitos jovens podem ter dúvidas sobre que rumo seguir, e se esse for o caso, o melhor é não se afobar. A vida universitária não é simples, necessita de dedicação e tempo, um dos maiores medos dos estudantes é se decepcionar com uma escolha errada e perder todo o caminho percorrido. É certo que muitas vezes pode haver uma pressão vinda dos pais, amigos ou até da própria pessoa, mas deve-se reconhecer o que realmente valerá à pena.
Alguns adolescentes mostram-se firmes perante suas escolhas, mas isso não significa que os que optam por esperar estejam perdendo tempo, os anos oferecem experiência e consequentemente mais maturidade tanto para as suas decisões quanto para os efeitos que dela provirão. Dessa forma, o estudante terá um intervalo para melhor se organizar antes de dar início a vida universitária. Mas, esse momento não terá uma data definida, exceto quando a pessoa tiver plena segurança sobre aquilo que deseja.