Desesperança

Não quero me fazer de profeta, tampouco adivinho ou qualquer tipo de guru. Não quero parecer escrever diretamente para você sem ao menos conhecê-lo jogo a mensagem ao vento e espero que alguém a sopre sem olhar a quem. Tenho por mim que muitos de nós em dado momento perderá as esperanças, em si mesmo, no outro, na vida. Teremos nossos sonhos interrompidos, apagados, dilacerados. Acordaremos sem aquele ar de "é hoje que começo minha vida nova".

Não pretendo me fazer de advogado de acusação nem de defesa, alias pouco sei sobre direito ou esquerdo. Mas vejo que o problema maior não está em perder a esperança. O problema está em não saber reconhecer onde está a sua fonte pura, onde deve repousar a nossa verdadeira esperança. Não na bolada da loteria, vejo que o dinheiro te fornece conforto, mas não seca lágrimas. Por mais que o travesseiro seja macio a desesperança ou a dor que ela traz não difere muito de onde estamos. É algo guardado grandes trancas aprisionado na alma. Não posso dizer que a esperança está no outro, ainda que com a mão estendida. Pouco pode nos dar esperança a quem como nós está sujeito ao mesmos males.

Por mais que ideias ilusórias de esperanças, pequenas gotas ou grandes doses nos sejam oferecidas, enquanto não agirmos sabiamente e reconhecermos onde a fonte se encontra pouco saberemos sobre a nossa condição atual. Já conhecida aquela frase de que o sol nasce para todos ou que Deus faz um novo dia para todos nós sem ver como uma eterna monotonia pouco posso dizer que o choro pode durar uma noite e que alegria virá pela manhã sem que nada tenha ocorrido entre a noite e o dia. Um novo dia sempre será um novo dia, o sol nascerá e vai ser pôr sem esperar que você se resolva por dentro, com suas esperanças ou falta delas, se o telefone tocou ou não. A esperança não virá pela manhã, não acredito na existência de um Deus sol que trará luz a minha escuridão. Acredito em um Deus que nos acolhe na dor e na tristeza, no meio da noite ou ao sol do meio dia. Onde procuraremos esperança se não naquele que nos acompanha todos os dias? A alegria virá pela noite quando descobrirmos que nossa esperança está Nele. A esperança que Ele dá vai além de conforto ou beijos amorosos. De nascer ou pôr do sol. De promoção ou sorte. Deus não pode nos dar nada além que Ele mesmo. E pelo que vejo não necessitamos que nada mais que Ele mesmo.

Não permita que a desesperança te faça esquecer que o nosso destino é extraordinariamente a vida eterna.

Ainda que te falte força, brilho nos olhos, ainda que se encontre sem vontade de pentear os cabelos, calçar seu sapato a falta disso ou aquilo não diz muito sobre quem é. Deus diz muito sobre quem é, Ele te estende a mão de novo, abre os seus braços de novo não uma forma repetitiva das coisas acontecerem cairemos e nos machucaremos constantemente mas o amor que nos envolve nos vê como filhos nascidos a cada dia.

"Levanta-te, sê radiosa, eis a tua luz! A glória do Senhor se levanta sobre ti." Isaías 60:1

Os que confiam no Senhor renovam suas forças, não é tempo de desistir é tempo de aprender a caminhar na direção de quem realmente sabe sobre nós. Ainda temos uma vida para viver. E Deus novamente se dá a nós.

~G.A Ferreira

Gabriel Antunes Ferreira
Enviado por Gabriel Antunes Ferreira em 02/08/2014
Reeditado em 23/02/2015
Código do texto: T4906687
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.