GLÊZ LACET

[...] Santa Rita, campos dos canaviais,

E grandes são teus filhos,

Que de fortes, fortes

Sempre terás.

Francisco de Paula Melo Aguiar*

No de 1937 foi publicado pela primeira vez o Anuário Informativo do Município de Santa Rita, Estado da Paraíba, cujo documento foi impresso na Tipografia “A IMPRENSA”, localizada em João Pessoa/PB, conforme escreve o jovem Jaime Gonçalves do Nascimento, autodenominado de “Glêz Lacet”, diretor gerente do referido anuário, ao escrever “antes de tudo” e afirmar textualmente: “apesar dos pesares, sai finalmente a luz da publicidade o Anuário Informativo do Município de Santa Rita” e como sempre menciona em seu artigo escrito em 1937 e publicado no dito anuário de que “ainda existe quem julgue a mocidade um núcleo de incoerências” e tece outros comentários e juízos de valores em resposta aos torcedores de que preferem uma Santa Rita quanto pior melhor ao enfocar que “naturalmente com falhas como é fatível aos ensaios e aos principiantes” e até porque “se não surge com os clarões da perfeição, não deixa, contudo, de iluminar alguma lacuna”, de modo que “o esforço foi tremendo, em toda parte indiferença e pouca vontade” e assim sendo “nada nos intimidou nem nos fez recuar, pois a resignação é a lei dos covardes”, tudo porque “só existem duas maneiras de se aguardar o futuro com convicção: plantando e colhendo”, uma vez que “inicia-se errando,na luta tremenda pela conquista da perfeição”, de modo que exaltava a cidade de Santa Rita quando disse: “em tudo isso, apenas o desejo de pugnar pela evolução de nosso rincão amando” e finaliza “como, quem muito fala... ponto”. Jaime Lacet exerceu ainda as funções públicas de avaliador judicial da comarca. Santa Rita concedeu nome de escola e nome de rua como reconhecimento “post mortem” ao intelectual Jaime Lacet que já nos idos anos de 1937 em sua juventude lutava contra as mesmas forças do atraso local ainda presente em nossa cidade, infelizmente tudo isso tem o nome de inveja porque tem alguém que não sabe fazer nada, portanto, odeia a quem sabe fazer algo chamado desenvolvimento educacional, social, político, administrativo e empresarial.

Em síntese, Jaime Lacet é homenageado com a denominação de uma escola pública municipal de Educação Básica, localizada à Rua Pará, sn – Tibiri I – Santa Rita – Paraíba. É um nome deve ser imitado pelas novas gerações.

..................

*Cadeira 7 da Academia Paraibana de Poesia

*Cadeira 1 da Academia de Letras do Brasil

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 19/07/2014
Reeditado em 19/07/2014
Código do texto: T4888564
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.