*A Torcida No Divã

Eric do Vale

Não sou psicólogo e, muito menos, um expert em assuntos futebolísticos. Mesmo assim, tenho a convicção de que toda e qualquer partida de futebol, quando assistida ao vivo, tende a servir de divã para algum espectador. Essa certeza decorreu logo após o jogo do Brasil contra o México.

Nessa ocasião, eu me encontrava na Arena Castelão, quando testemunhei mais do que um momento histórico: aquela torcida em polvorosa muito se assemelhava com a transformação de doutor Jekyll em Mr. Hyde.

Se duvidasse, até um individuo dotado de princípios puritanos encontrou, naquele instante, a oportunidade de rever os seus conceitos por meio da elevação do tom de voz e, sobretudo, no exacerbado uso de termos de baixo calão. Fosse uma bola fora, um passe errado e até mesmo um torcedor de pé, tudo era motivo para xingamento. A quantidade de palavrões pronunciados, dentro daquele estádio, fariam da Dercy Gonçalves à pessoa mais pudica do mundo.

Estou certo de que não falei nenhuma novidade, pois esse tipo de comportamento é bastante corriqueiro nos estádios de futebol, de qualquer parte do mundo. No entanto, isso mereceria um aprofundado estudo psicológico no qual Freud, certamente, adoraria analisá-lo.

* Publicado no Jornal O Povo

Confiram o meu blog: http://ericdovale.blogspot.com.br/

Caso desejem me adicionar no meu facebock,acessem https://www.facebook.com/eric.dovale.3?ref=tn_tnmn

Acessem também a fã page do facebock: https://www.facebook.com/Vale1Conto