Série: FIGURAS DE CONQUISTA JOSÉ MARIA CAIRES E SUA LUTA EM PROL DO MOVIMENTO ‘CONQUISTA PODE VOAR MAIS ALTO’
Sob o Slogan ‘Conquista Pode Voar Mais Alto’, o empresário José Maria Caires vem realizando um trabalho digno de encômios, há alguns anos, em Vitória da Conquista.
Natural de Dom Basílio - Bahia, que situa-se entre as cidades de Brumado e Livramento, José Maria é um entusiasta pelo desenvolvimento da nossa região, e em particular, da cidade de Vitória da Conquista, a rainha do sertão baiano.
Pelos esforços despendidos em prol da comunidade, tem recebido algumas homenagens, a exemplo do título de Cidadão Conquistense, várias vezes agraciado com o Troféu Imprensa, entre outros prêmios.
Nosso conhecimento vem desde a época em ele foi prefeito de Dom Basílio. Posteriormente o reencontramos aqui em Vitória da Conquista, na gerência do BANEB – Banco do Estado da Bahia, cuja agência funcionou na rua Maximiliano Fernandes, atual agência do BRADESCO.
Sempre cavalheiro e interessado pelas ‘coisas’ da cidade, depois de muitos anos de labuta, após a extinção do BANEB passou à vida empresarial com sua esposa Valmária Caires, inicialmente com a Livraria Nobel, na Av. Siqueira Campos (centro da cidade) e, posteriormente, com uma segunda loja da Nobel – no Shoping Conquista Sul. Outra empresa de sucesso, a Maxtur, também de sua propriedade, é responsável pela revenda de passagens aéreas domésticas, nacionais e internacionais, passagens de ônibus e cruzeiros em grandes navios, com uma clientela cada vez maior, graças à excelência dos serviços oferecidos.
Em função das suas atividades comerciais, por várias vezes tivemos o prazer de outorgar-lhe o prêmio de empresário do ano na festa Troféu Imprensa – Prêmio Imboré - que realizamos há mais de 20 anos.
Entretanto, as atividades do empresário José Maria Caires não param por aí. Há alguns anos ele luta ferrenhamente pela construção do novo Aeroporto.
Desde que chegamos em Conquista em 1982, a construção do novo aeroporto faz parte da pauta política do município. Várias démarches foram feitas, inicialmente para que o novo campo de pouso fosse deslocado para a ‘Lagoa das Flores’. A falta de visibilidade no local foi sempre um entrave para que o projeto fosse adiante.
Já na última década José Maria Caires criou o movimento ‘Conquista Pode Voar Mais Alto’, com um inteligente slogan que se identifica com sua figura através dos anos; mas suas metas vão bem além disso. Um elenco de equipamentos e obras de infraestrutura e de logística compõe seus sonhos em favor de Conquista e da região sudoeste, visando seu desenvolvimento sustentável: Ferrovia, Indústrias, Nova Barragem para abastecimento de água e melhores serviços, fazem parte da campanha que promove diuturnamente.
Atualmente, a escassez de água como o novo aeroporto, têm sido entraves para a atração de empresas, investimentos e indústrias que trariam mais geração de empregos para nossa juventude. Estas preocupações acompanham o dia-a-dia de Zé Maria, onde quer que ele esteja.
Aproveitando-se da sua atividade de empresário do turismo, Zé Maria tem viajado muito pelo mundo afora e observado com atenção o desenvolvimento das cidades por onde passa, com seus problemas e soluções. Quem sabe, seria um excelente prefeito para Conquista, apesar de não acreditarmos muito em sua disposição para tal mister. Ele já foi prefeito da sua terra natal – Dom Basílio e sabe das atribulações que o cargo de prefeito acarreta. Para Conquista seria bom. Para ele, nem tanto, além da promoção pessoal e mais uma atividade importante em seu rico currículo.
Em relação ao aeroporto, em abril de 2009, numa segunda-feira, quando eu e meu filho Ricardinho Benedictis, fazíamos o programa ‘Cidade em Foco’ na Rádio Melodia, a convite do também empresário Nelival Sá, entrevistamos o Zé Maria e admiramos muito a sua luta pela construção do novo aeroporto. Lembramos que no sábado anterior, em nossa residência, tínhamos conversado com o Engenheiro Edimilson Santos Silva – Movér - que nos disse ter medido a área onde possivelmente seria construído o novo aeroporto e que nos mostraria a planta baixa da área, localizada nas imediações do Iguá; e nessa segunda-feira, coincidentemente, Movér estava na sala ao lado da emissora – visitando um seu colega. Ao término do programa apresentamos Zé Maria ao Movér que lhe passou imediatamente a ‘planta baixa’ com as especificações de medidas de pista, confrontações, coordenadas geográficas e tudo o mais. O projeto foi entregue ao governador Wagner poucos dias depois pelo entusiasta Zé Maria.
Daí por diante desencadeou-se o processo da construção do novo aeroporto, principalmente pelo compromisso que o governador assumiu em público para a realização da obra.
Em 2010, o então senador ACM Júnior, colocou uma verba de 16 milhões de reais como emenda individual no Senado, no Orçamento Geral da União para o desenvolvimento do projeto de construção do novo aeroporto, o que possibilitou os primeiros passos para aquisição da área, pagamento de indenizações e início da terraplenagem, tudo isso já a cargo do DERBA, a cujo órgão o governo Wagner delegou a obra.
Saliente-se que o DERBA utilizou-se de um estratagema nada ético, ao se apropriar do trabalho de Movér para fazer pequenas mudanças na planta original, atribuindo a um dos seus engenheiros a autoria do trabalho ‘in toto’, o que sabemos totalmente proposital e feio! Mas são ossos de ofício e o autor de fato da planta, Edimilson Santos Filho – Movér, não quis criar celeumas pelo respeito que tem a Zé Maria, que é um homem de bem. E nós sabemos do constrangimento de José Maria Caires por esse episódio.
O certo é que, a figura de José Maria Caires faz por merecer dos conquistenses as devidas homenagens pelo grande trabalho que realiza em prol da comunidade, deixando seus afazeres lucrativos para participar de longas reuniões, sessões na Câmara de Vereadores e encontros no gabinete do prefeito ou em Salvador, na direção do DERBA, na Governadoria, com despesas que coloca na conta de fundo perdido. Ele acha que a chegada do aeroporto vale mais que tudo isso. Segundo ele, o aeroporto, a passagem da via férrea, a implantação de algumas indústrias, a construção de uma barragem no Rio Pardo, no Catolé ou o aproveitamento da vazão da barragem do Rio Gavião, em Anagé, são propostas viáveis, capazes de transformar Vitória da Conquista na Região Metropolitana que todos sonhamos.
Zé Maria já pensou até no nome de Glauber Rocha para o novo aeroporto, para dar mais visibilidade a Vitória da Conquista, uma vez que Glauber é conhecido e reconhecido dentro e fora do Brasil como ‘o pai do cinema novo’, a exemplo da homenagem que o povo carioca fez a Tom Jobim no aeroporto do Galeão.
E porque acreditamos nos sonhos do grande empresário José Maria Caires, estamos aqui a louvar a sua determinação, o denodo e seu comportamento cidadão para dotar Conquista dos elementos já citados, a curto, médio e longo prazos.
Por isso e por tudo o mais que da sua labuta consta, nós apostamos que ele será vitorioso, principalmente porque nada pede e sonha que não seja para o bem comum.
Por último, se ainda estivermos vivos quando o aeroporto estiver pronto, vamos lutar junto ao povo conquistense para que se coloque na placa inaugural o honrado e laborioso nome daquele que mais lutou para que esse sonho se realizasse.
É o mínimo que podemos fazer para homenagear quem realmente merece!
Parabéns, JOSÉ MARIA CAIRES.