Bons costumes e gentilezas!

As pessoas não podem esquecer que vivemos em uma sociedade hierárquica. Digo isso porque estou cansado de ver filhos respondendo aos pais, alunos desrespeitando e respondendo a seus professores, diretores de escola que não cumprimentam seus professores, funcionários respondendo ao patrão e aí vai a desordem... E é nesse ponto que quero chegar. Não é possível que um filho responda à mãe, e é o que mais tenho visto.

Dia desses, chegando a uma das múltiplas escolas em que leciono, vi os pais deixando seus filhos e eles apenas se despediram com um tchau e depois o filho disse: vai mãe “você” está atrasada. “Você”? O filho jamais deve chamar a mãe de você, você é um pronome usado para informalidades, devemos tratá-la sempre por senhora, sim senhora mãe, não senhora mãe...

Mas qual é a mãe que ensina isso ao seu filho? São raras. Depois ficam a se queixar quando o filho lhe responde, abusa no tom de voz e assim vai. Mãe que é mãe valoriza-se como tal, ensina o filho a pedir bênção, a chamar de senhora, ensina o filho a ciciar e a saber respeitar ao próximo, sobretudo a figura do professor. É preciso que esses pais ensinem, desde pequenos, ou melhor, desde o primeiro vagido, seus filhos, somente assim teremos uma nova sociedade.

Agora não, os pais, em sua maioria, querem vestir roupas do momento como o filho, bermudas como o filho, enfim, mal sabem eles o quão ridículos estão. E eu sei que muitas pessoa devem pensar nossa como ele é antiquado, tosco, retrógrado; sim, sou e vou continuar sendo se for para o bem da sociedade, aos que não quiserem me ler, sintam-se à vontade para ler os escritores e autores “da moda”.

De outro lado, diretor de escola que mal olha no professor para cumprimentá-lo, isso só pode ser um paradoxo, se não quer cumprimentar por que contratou esse professor? A educação cabe e deve ser colocada em prática em todos os lugares, em todos os sentidos, se não consegue ter um relacionamento interpessoal feche as portas e vá trabalhar em outra área e, de preferência, coveiro, daí não precisará cumprimentar os mortos, de outro modo, seja gentil, polido, educado.

E o desrespeito de funcionários aos patões? Quando isso me passa pelas retinas, sinto-me doer a alma. A solução, neste caso, é simples, o patrão pediu e o funcionário respondeu, mande o despudorado (a) embora no mesmo instante, apenas o deixe pegar os pertences e rua, aproveite e advirta aos demais que quando o patrão admoestar, isto é, chamar atenção para o bem, ele deve ser respeitado, do contrario, rua. Está me entendendo você aí que me lê e faz como o outro vadio fez? Você é o próximo! A maioria da população brasileira está precisando de vacina, mas uma vacina que fosse dada logo na maternidade, após o nascimento: vacina da educação moral e cívica.

Rafael Vieira

Professor Rafael Vieira
Enviado por Professor Rafael Vieira em 05/05/2014
Código do texto: T4794986
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.