UM ESTADO PRÓSPERO
IGREJA FIEL ESTADO PRÓSPERO
Na década passada o estado do Espírito Santo estava na bancarrota, endividado, greves nos hospitais... Crise na administração pública, erário público pilhado. As grandes empresas não se interessavam em instalar em território capixaba. Aquelas que aqui estavam pensavam em ir embora. No norte do estado a Petrobras estava pensando em se retirar, porque não encontrava petróleo. As perspectivas eram sombrias, apesar de ter uma terra rica, faixa litorânea, de solo rico e úmido, suas águas abundante, terra que se plantando tudo dá; grandes rios, como o famoso e grande Rio Doce, que serpenteia o estado, distribuindo suas águas, proporcionado a capacidade do homem produzir suas riquezas, também o Rio Cricaré que passa em São Mateus, com a sua bela história, proporcionou e proporciona o desenvolvimento dos municípios da região. Mas apesar de toda potencialidade, o estado estava pobre e atolado na crise. Graças a Deus, hoje a situação é outra. O estado recebe os grandes investimentos, o sul cresce, o centro e região metropolitana estão em franco desenvolvimento, o norte recebe grandes investimentos, empresas se instalam em Linhares, Colatina, São Mateus e demais localidades. Somando a isso os agricultores desenvolvem novas técnicas na produção do café, há uma grande produção de horte-fruti, etc.
Mas porque o estado está conquistando altos índices de desenvolvimento econômico? Alguns dirão que foi às decisões políticas acertadas, a reestruturação do estado, o investimento certo... Isto é óbvio! Mas por detrás de tudo isso esta um povo que tem fé no Senhor e pratica sua palavra, povo que sabe que dar é melhor que receber, povo que na sua grande maioria é fiel nos dízimos e nas ofertas, povo que investe na obra de Deus.
Na última sexta-feira (dia 04), eu estava em São Mateus, conversando com pastor José Benedito sobre a fidelidade do povo capixaba. Eu perguntei a ele: “Qual será o índice de fidelidade do povo capixaba concernente a dízimos e ofertas?” Essa minha pergunta ficou sem resposta até no sábado dia cinco de maio, quando o pastor chegou com o jornal do dia e colocou sobre o meu colo, e disse: “dê uma olhadinha Cirlon”. Quando olhei a manchete: “Números da fé: capixabas são campeões em dízimo”. Esta foi a manchete do Jornal a gazeta.
Segundo a fundação Getúlio Vargas, 17,73 dos capixabas contribui com igrejas e entidades sem fins lucrativos. Isso equivale à melhor colocação dentre todos os estados da federação. No nível da fé este dado revela que por traz da política, das táticas de desenvolvimento está à benção de Deus, devido à fidelidade da igreja do Senhor Jesus, que atrai as riquezas e a prosperidade de Deus para o estado.
A Bíblia ensina que Deus prospera os fiéis e que um povo que contribui é um povo prospero.
O profeta Malaquias revela promessa de Deus ao povo. (Ml 3:10-12): “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança. 11 E, por causa de vós, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; e a vide no campo não vos será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos. 12 E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos”. O apóstolo Paulo diz a igreja de Corítios: “E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância em abundância também ceifará. 7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. 8 E Deus é poderoso para tornar abundante em vós toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda suficiência, superabundeis em toda boa obra, 9 conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres, a sua justiça” permanece para sempre. 10 Ora, aquele que dá a semente ao que semeia e pão para comer também multiplicará a vossa sementeira e aumentará os frutos da vossa justiça”. 2ª Cor 9:6-10.
A promessa de Deus está cumprindo na vida do estado. Não se pode fazer mais piada com o Espírito santo, dizendo que o estado existe apenas para separar a Bahia do Rio de janeiro. Deus tem aberto portas de riquezas, tem derramado sua prosperidade. O Eterno tem feito jorrar petróleo, tem trazido bênçãos grandiosas! Há abundancia de riquezas para um estado que é fiel na manutenção da obra de Deus. Estamos crescendo a nível de tigres asiáticos. A promessa tem se cumprido. A fidelidade da Igreja muda a história e o destino da nação.
Que o Eterno nos ilumene e nos faça a cada dia um estado que contribui fielmente para o avanço do Evangelho de Jesus. Aleluia!