ORELHAS E PREFÁCIOS (Livro de Nereu Corrêa)
DEMOCRACIA, EDUCAÇÃO E LIBERDADE é um livro que estava faltando ã bibliografia brasileira, relativamente pobre em obras deste género. Não nos faltam estudos sobre os temas abordados neste livro, porém quase todos velejando por águas de além-mar, inteiramente desfocados do ângulo nacional. O autor deste livro, situando no Brasil o campo das suas observações, realiza com mestria uma síntese do universal e do nacional, partindo daquele para este no estudo dos grandes problemas políticos e sociais da nossa época. E nem poderia ser de outra forma, pois qualquer análise que tenha por base o homem e a sociedade, embora vistos sob um ângulo especificamente brasileiro, não pode deixar de situar-se nos quadros de uma perspectiva mais ampla, porquanto tudo que é humano é universal, como tudo que é universal acarreta implicações na vida do homem civilizado.
Escrito antes da revolução de lº de abril [de 1964], este livro não perdeu a atualidade, por mais radicais que tenham sido as modificações ocorridas no Pais. É que em suas páginas o autor não se preocupa, senão acidentalmente, com fatos e acontecimentos, mas com ideias, realizando, mesmo, nesse sentido, um verdadeiro ensaio de filosofia política e social. Os grandes temas do mundo moderno, como o marxismo, a liberdade, os valores da democracia, os nacionalismos modernos, a educação do homem livre, a vida do operário numa democracia de classes abertas, as velhas estruturas e o radicalismo reformista, a posição do intelectual entre o mundo da tirania e o da liberdade, o estudante como instrumento dos mensageiros de doutrinas exóticas — são estudados pelo autor em páginas que impressionam pela firmeza dos conceitos, a lucidez das idéias e o vigor da análise.
Estamos diante de urri livro que não foi escrito para agradar a gregos e troianos, que não deseja ser isto e aquilo ao mesmo tempo. O autor assume desde logo uma posição clara e definida nessa luta ideológica que antecedeu os acontecimentos de abril: a posição do intelectual que, vendo ameaçada a sua cidadela, abandona a posição de mero expectador para lutar com suas próprias armas por aquelas ideias que ele considera fundamentais à sobrevivência da democracia e das liberdades humanas.
Como muito bem disse Adonias Filho, ao referir-se a "Temas de nosso tempo": “Nereu Corrêa. É um combatente. Não receia os problemas, não evita os conflitos, não contorna as posições. Uma das qualidades positivas do crítico – o espírito de combate em constante ofensiva em todos os sentidos – ele a emprega sem hesitação, como se estivesse em um duelo”.
"Democracia, educação e liberdade" é um livro indispensável a todos os que se interessam pelos nossos problemas políticos e sociais, um livro que merece ser lido e meditado, principalmente pela juventude brasileira, tão envenenada, nestes últimos anos, por um falso conceito de democracia e uma visão deturpada dos problemas humanos.
(Orelha de Waldir Ribeiro do Val, não assinada, em "Democracia, educação e liberdade", de Nereu Corrêa. Edições do Val, 1965)