Luxo
O assunto sobre o qual abordei hoje é de suma importância para os destinos da pátria, o luxo. Fiz questão de eu mesmo pesquisar para poder ouvir de meus alunos, amigos leitores e familiares sobre o luxo, e a mesma pergunta faço-a a você, leitor, leitora. O que é o luxo? Muitos responderam e respondem que luxo é ter dinheiro, muito dinheiro. Perguntei aos homens e além do dinheiro a maioria dos vadios disseram que luxo é ter mulheres, muitas mulheres, safados. De outro lado, elas, as mulheres, alegaram que luxo é ter dinheiro e ir ao SPA, insanas. Após ter feito essa entrevista pude perceber os porquês de o Brasil estar como está com tantas futilidades, tanto valor ao supérfluo, tanta mesquinharia, pragmatismo e egocentrismo! Pobres pessoas, pobres pensamentos, hão de afundar a cada dia mais. O maior luxo que desejo que todos tenham é o conhecimento, o saber. A pessoa que conhece, que sabe, essa sim se destaca, ascende-se cultural e humanamente.
Tenho comigo uma outra pesquisa com as mulheres e nessas elas dizem que o que as mulheres mais querem é casar. Balela, como se casamento fosse uma panaceia sabemos que não o é, e a maneira que está o Brasil não irá de sê-lo por um bom tempo. Mulheres, primeiro estudem, estudem muito, capacitem-se para o mercado de trabalho e adquiram sua liberdade e soberania e só depois, mas só depois mesmo, pensem em casar e ter filhos, não tentem mudar a ordem porque não vai dar certo. Perguntem-me se elas me ouviram? Claro que não. Subvertem a ordem e depois vivem a reclamar, pobres mulheres.
Voltemos a questão do luxo. Aquele que tem o conhecimento, o saber, com certeza, silenciosamente vai causar inveja nas pessoas, pois essa vai saber se comunicar em uma roda de intelectuais dos diversos temas que possam surgir, a pessoa vai se destacar por sua postura e criticas profundas ao abordar os fatos e isso, efetivamente, vai mexer com os vazios existencialmente ( diga-se de passagem aqueles não tem conhecimento, saber, não gostam de ler). Se quer ter um luxo, sugiro-lhes a leitura, ah, a leitura, aquela que está nas últimas posições do ranking? Isso! Na mosca. É por isso que os brasileiros não se dão bem, em sua maioria, ao escolher seus representantes. A receita para isso é fácil, basta lermos uma revista por semana, um jornal por dia e um livro por mês. Pronto! Estaremos hábeis para escolher qualquer governo, falarmos sobre qualquer assunto e defendermos várias teses com eficácia e argumentos.
E para encerrar a conversa, se os brasileiros usassem o conhecimento, o saber e a leitura nas urnas, ah, certamente teríamos um país melhor, longe da mediocridade, futilidade e tantos desserviços mais. Agora lhes pergunto, qual é o “cidadão” que vota com luxo: Você?
Rafael Vieira.