A metafísica é.
A metafísica é.
Entes metafísicos existem. Não. Eles não são apreendidos pela linguagem moderna, e também não cabem dentro da lógica matemática. São apreendidos pelo sujeito numa “linguagem” sensorial, não empírica. Por não se tratar de linguagem empírica, evidentemente, não são demonstráveis. Digo “linguagem” porque o sujeito recebe impressões, mensagens e signos que não deixam a menor dúvida da existência da metafísica. E o que é a linguagem senão uma determinada estrutura de signos dentro de certa lógica.
Certamente, alguns leitores ao lerem a afirmação da existência de entes metafísicos dirão você pensa assim porque foi educado para pensar desta forma, foi doutrinado para acreditar na existência destes entes metafísicos. Respondo sim e não. Sim. Fui educado e doutrinado neste assunto. Não. A certeza que tenho não vem da educação e doutrinação recebidas. A certeza vem de experiências vividas. Vêm de sinais e percepções que afastam qualquer dúvida ao sujeito que venha a experienciar tal situação.
Alguém poderá sugerir que conte ou testemunhe alguma experiência vivida que evidencie a certeza adquirida. Perguntarei para que? Tantos testemunhos e relatos de toda ordem já foram relatados ao longo dos séculos. Alguns acreditaram. Outros não. Deste modo, evidencia-se que um relato a mais não faria a diferença na crença de crédulos e incrédulos. Somente a experiência pessoal pode por fim as dúvidas de um sujeito.
Algum incrédulo poderá perguntar por que estes fatos não acontecem comigo? Respondo que é porque tu não te abres para a dimensão espiritual. Ao contrário, tu te fechas para a dimensão espiritual e te agarra a dimensão da linguagem. Esquece que a linguagem, signos estruturados pelo homem, é posterior a realidade. Dito de outra forma, a linguagem foi feita para que possamos falar da realidade. Para falarmos de algo real, faz-se necessário que este algo já tenha acontecido.
Desconheço linguagem que consiga repor o real em toda sua complexidade e beleza. Um conhecido disse-me que a Teoria dos Fractais, uma espécie de microgeometria, era capaz da difícil tarefa de repor o real em toda sua complexidade. Pesquisei e vi que tal teoria somente é capaz de fazer aproximações dos objetos reais, ou seja, simulações.
Para ter a certeza da existência de entes metafísicos somente tendo uma experiência pessoal. Perceba que a experiência se dá no presente. Embora a experiência se de através de sentimentos e signos de linguagem, ela é real e não é linguagem. Ela é diferente da linguagem formal, porque esta, como foi dito acima, é posterior a realidade.
Em razão da dificuldade de expressar tais acontecimentos, e da impossibilidade de demonstrá-los, normalmente estes acontecimentos são nomeados revelações. É um algo que se revela ao sujeito e não deixa neste a menor dúvida de que o acontecimento é real.