ESPACIALIZAÇÃO DO CRESCIMENTO URBANO DE RONDONÓPOLIS E SUAS CONTRADIÇÕES SOCIAIS

É aparentemente simples analisar e discutir o que é Planejamento Urbano e suas implicações sócio-espaciais na organização e produção do espaço urbano de qualquer cidade. Segundo Cândido Malta Campos Filho,

“Tratar-se-ia simplesmente de ordenara as cidades e resolver seus problemas. Para isso, seria suficiente listar esses problemas e, em seguida, definir uma ordem de prioridades na implantação de sua solução. Finalmente, restaria programar-las com técnicas adequadas, dependendo dos recursos disponíveis. Por esse método comum seria finalmente alcançado, desde que tal objetivo fosse perseguido honestamente”

Com relação aos problemas urbanos, podemos dizer que eles existem apenas por falta de racionalidade e honestidade dos governos ou dos cidadãos. Ainda segundo Cândido Malta Campos Filho,

“A racionalidade seria alcançada através de estudos sistemáticos, sérios e tão científicos quanto possível, que dissecariam os problemas, indicando-lhes a melhor solução. Desse modo, a mera ignorância da realidade dos fatos a ser superada através de análise sistemática seria a causa básica do estado caótico das cidades”

Para os que encaram as questões urbanas desse modo, a abordagem técnica-científica representa uma solução; para tanto, é preciso reforçar, de um lado, os centros de pesquisa e, de outro, os órgão técnicos governamentais de decisão e implantação das políticas orientadas de soluções dos problemas das cidades, e excluir os desonestos do processo decisório, continua Campos Filho:

“A leitura do cotidiano urbano revela ao analista uma sucessão de controvérsias, as quais, para serem solucionadas ou humanizadas demandam a identificação adequada de seus atores que produzem este cotidiano, especialmente em termos das diferentes capacidades sociais que possuem para interferir no conjunto. Não menos importantes são as considerações que envolvem as atividades destes atores, bem como, as combinações que produzem um processo modelo e permanentemente transforma as relações entre os indivíduos e seus espaços.”

Aires José Pereira é graduado e Especialista em Geografia pela UFMT, Mestre em Planejamento Urbano pela FAU-UnB, Doutor em Geografia na UFU, prof. Adjunto da UFT e escritor com 12 livros publicados.

Aires José Pereira
Enviado por Aires José Pereira em 07/04/2014
Reeditado em 26/12/2014
Código do texto: T4760282
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.