Quem é feio tem a obrigação de ser legal.
“As feias que me desculpem mas beleza é fundamental.” A gente se perde nesse verso de Vinícius e chega a crer que a beleza física é o mais importante... Mas se lermos tudo que ele escreveu descobriremos o que vai além das entrelinhas. E acabamos descobrimos que beleza é algo tão relativo...Como dizia Manoel Bandeira a beleza é um conceito.
Mas não vamos ser hipócritas ao ponto de dizer que beleza não importa. Sim importa, ela seduz aos olhos, ela encanta a visão, ela envolve... Mas a beleza é triste.
Não é triste em si, mas pelo que há nela de fragilidade e incerteza. Logo pessoas diferentes podem ser igualmente belas.
Mas vivemos nessa ditadura imposta pela maldosa beleza. Que isso? Além de ser triste ela é maldosa? Acho que todo mundo sabe o quanto a beleza é perversa. Ela chega acabar com certas pessoas...
E de que adianta falar tanto de beleza? Pra quem não é belo pode haver soluções... Uma plástica, um salão, uma roupa, um photoshop... E não vim aqui pra falar dos belos em si, vamos falar dos feios.
Já reparou que tem certas pessoas que são o cão chupando manga? São uma desgraça, um acidente da natureza... Mas são tão encantadoras, tão especiais, divertidas, legais... Que a beleza chega a elas. Elas simplesmente são maravilhosas, você ama assim do nada.
Há outros feios que são tão sedutores, tão envolventes, cheios de sexy appeal. Um charme fora do normal que são feios mas como diria o Agostinho da Grande Família tem “borogodó”. É isso mesmo, feios mas despertam um desejo incontrolável. Aquele tipo que a gente diz que são gostosas, gostosos... Não são bonitos mas tem uma gostosura.
Agora o que mata é aquela pessoa feia que é chata. Ah não... Feio tem obrigação de ser legal. Educado pelo menos... Que coisa mais desagradável aos olhos que feiúra e desagradável a alma a falta de educação.... Não! Temos que fazer uma campanha: Quem é feio tem que ser legal!
Uma vez assustei com a minha professora dizendo que existe preconceito contra gente feia. Achei aquilo um absurdo. Mas fui reparando e existe mesmo. Os mais moralistas vão me condenar por eu estar aqui falando que feio tem que ser legal... Que sou preconceituoso...
Isso pode ser a visão de vocês. Mas eu falo aqui dos feios mais como no conto da Bela e a Fera, eu acho que ele nunca virou um príncipe. Ele continuou horrendo, mas a Bela viu beleza nele. Aos olhos dela ele passou ser um espetáculo, uma paisagem... E continuou feio.
Então é a esse tipo de feio que eu falei? Foi. Falei do feio que pode ser aquele feio bonito. Sabe aqueles que são praticamente deuses gregos da perfeição física? Mas esses deuses são tão arrogantes, tão narcisistas que acabam ficando feios. A falta de humildade faz a pessoa feia. Quem aguenta do lado uma pessoa que se acha a última bolacha do pacote? Ela esquece que a última sempre é quebrada, a que se esfarela.
Como eu disse a beleza é relativa então esses mesmos deuses gregos não podem chegar aos pés de certas feras. Porque essas feras serão pra sempre encantadoras, sedutoras e os deuses chegarão aos seus crepúsculos porque o tempo é cruel com a beleza e vem as rugas, a gordura, os cabelos brancos...
E nunca vamos fugir do ditado popular “Quem ama o feio, bonito lhe parece” .
É assim que tem que ser... Feios feios, feios bonitos... Qualquer feio tem a obrigação de ser legal porque a beleza em si só conta nos primeiros minutos depois o ser humano começa a enxergar o que está além do rosto e do corpo. E quando isso acontece é que então surge a feiura. Essa sim ao contrário da beleza ela não é passageira. Por isso eu repito. Quem é feio tem que ser legal.