O ANTI-MARKETING DA FRIBOI

O ANTI-MARKETING DA FRIBOI

HERIBALDO DE ASSIS *

O comercial da empresa frigorífica Friboi - protagonizado pelo cantor Roberto Carlos gerou um grande estardalhaço que resultou em comentários negativos e protestos através das redes sociais.

A utilização de Roberto Carlos (outrora ex-vegetariano e ex-defensor dos animais) como garoto-propaganda de uma marca de carne é, ao meu ver, um caso típico de anti-marketing – um erro crasso que agregou apenas um marketing negativo à marca Friboi.

Uma excelente estratégia do Marketing consiste em construir símbolos, conceitos e marcas – mas, ao optar pela desconstrução de um ícone da MPB (que pregava o discurso da proteção aos animais através de suas músicas) a empresa Friboi tipificou o avesso do marketing...

O lema “fale mal mas fale de mim” deve ser evitado por qualquer empresa ou marca que almeje sobressair-se no mercado – o comercial da Friboi com o cantor Roberto Carlos serviu apenas para “queimar” a imagem do cantor perante o seu público e , ao mesmo tempo, manchou a imagem da Friboi – uma empresa do polêmico setor de frigoríficos (um setor que lucra através da morte de milhões de animais).

E se o objetivo da Friboi era causar sensacionalismo e atrair novos consumidores o “tiro saiu pela culatra” – um mínimo de observância dos acontecimentos atuais iria propiciar a Friboi a constatação de que utilizar um ex-vegetariano e ex-defensor dos animais como garoto propaganda é uma estratégia de marketing completamente errônea.

Decerto a Friboi não viu os noticiários nos quais defensores dos animais invadiram um laboratório e resgataram cobaias... Decerto a Friboi não acompanha a luta das Sociedades Protetoras dos animais em prol de leis mais rigorosas que punam aqueles que maltratam e exploram os animais.. Decerto a Friboi não sabe que o vegetarianismo é, cada vez mais, um estilo de vida adotado por milhões de pessoas no mundo... Decerto a Friboi não sabe que vegetarianismo não é modismo mas toda uma filosofia de vida e , sobretudo, a mais bela das religiões: o Amor à vida !

Roberto Carlos tem todo o direito de contaminar seu corpo e sua mente voltando a comer carne – mas não tem o direito de brincar com o Amor à vida e aos animais e, muito menos, agregar mais milhões em sua conta bancária às custas de um insensível oportunismo ! Roberto Carlos não se tornou apenas um traidor dos animais mas um traidor de sua própria consciência – não bastasse vermos os políticos venderem suas consciências para traírem o povo brasileiro...

Esse é mais um triste exemplo de que o dinheiro não compra tudo, mas quer comprar tudo – quer comprar a vida, quer comprar as consciências – até que não reste mais nada: nem animais, nem florestas e nem homens que saibam dizer não ao nefasto poder do dinheiro !

*Escritor, Poeta, Filósofo, Compositor, Redator-publicitário, Roteirista e Licenciado em Letras pela Uesc - Universidade Estadual de Santa Cruz.E-mail: herisbahia@hotmail.com

Heribaldo de Assis
Enviado por Heribaldo de Assis em 25/02/2014
Reeditado em 03/03/2014
Código do texto: T4706104
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.