O BRASIL DE HOJE. CULPA SÓ DO PT?

O BRASIL DE HOJE. CULPA SÓ DO PT?

Creio que muitos, - e até mesmo você que ora me ler - creram no monopólio de honestidade da turma do PT! Em tempo passado, a exemplo de hoje, a classe dominante sempre se beneficiou, e amealhou o que havia de vantajoso nos diferentes tipos de governo que se reveza durante anos. Portanto...

Mesmo na época da redentora houve uma grande maioria que se locupletou e se favoreceu do erário. E enganou o povo. Sem causar o pasmo de agora; vivíamos amordaçados, à espreita da lei de segurança nacional e do AI-5. Nenhuma notícia desvantajosa à imagem castrense era divulgada!

Não imaginemos todas as desonestidades havida no Brasil de agora como herança e criação do pessoal de vermelho, não! A idiossincrasia dos ancestrais portugueses, junto à de maus brasileiros dessa era, teve uma grande parcela de culpa no atual momento de descalabro por nós vivido.

Em tempos distantes foi posta em prática uma política sócio/educacional na qual só meia dúzia de privilegiados e apaniguados recebiam os eflúvios positivos, e as vantagens vigentes. Principalmente no campo da alfabetização e do ensino fundamental, que, sabemos, potencializa o futuro de qualquer nação.

Resultou no país de agora. Esqueceram: só a educação salva. Tal slogan foi adotado, prevalece, é responsável pelo avanço econômico dos países desenvolvidos de hoje. E nós? A exercitar a interversão, a administrar as mazelas que, infelizmente, ainda campeiam entre nós...

Não esqueçamos a influência nefasta, também, daqueles que sempre falavam em nome do onipotente, fechavam os olhos às injustiças e diziam somente amém, assim seja! para tudo de nocivo que nos rodeavam.

Essa omissão ajudou a alienar e anestesiar a grande maioria do povão. Com o agravante de apoiar e ungir toda administração neo-golpista que, vez ou outra, apeava do poder governo legalista, legitimamente eleito.

A famigerada revolução de 1930 também foi um golpe de estado, bastante dissimulado, disfarçado; ou não? Também esqueceram? A decantada proclamação da república, a seu tempo, igualmente foi resultante de tomada de poder... O golpe que derrubou o império absolutista de D, Pedro II.

O que se poderia esperar de um país assim?! Violência, falta de segurança, judiciário sem forças, legislativo fantoche do executivo, curvado ao mais forte, legislando apenas em causa própria...

E não me venham com aquelas teorias preconceituosas e racistas de sempre, para explicar o porquê de nosso atraso, não... é muito fácil pensar-se assim! Os coadjuvantes de sempre nunca estiveram a nos governar, não... Nunca se tornaram protagonistas!

Os responsáveis por nosso atraso são os mesmos, os descendentes daqueles que nos atrasaram e se perpetuaram até hoje! Malgrado o progresso obtido, estamos a viver e a descortinar um futuro de muita insegurança. Invistamos - insisto - maciçamente em educação pois possuímos, tanto de origem, como funcionalmente, um dos maiores contingentes de analfabetos do planeta.

Ufa!... o desânimo está a nos acometer, pois a maioria das autoridades constituídas não cumpre a devida atribuição. Alá, nos socorra, pois estamos à beira do desfiladeiro e já iniciamos sutil e paulatina caminhada ao fundo do poço! Algo haverá de ser feito para deter essa derrocada...

Recife, 24 de setembro de 2013.

ANTONIO LUIZ DE FRANÇA FILHO –

Advogado e membro da maçonaria.

ANTONIO FRANÇA
Enviado por ANTONIO FRANÇA em 23/02/2014
Reeditado em 20/10/2017
Código do texto: T4703310
Classificação de conteúdo: seguro