Linchamento ou Justiçamento?

Cenas de barbárie foram exibidas pela televisão em alguns casos de assaltantes dominados pela população. Numa demonstração de que não acreditam ou não confiam na polícia ou na justiça, extravasaram o seu sentimento de ódio e repulsa, cometendo atrocidades com os já dominados assaltantes. E a pergunta que se faz é por que a televisão chegou lá para filmar tudo e o polícia só chegou muito depois?

Num dos casos ainda prevaleceu o racismo. Dos dois assaltantes, um negro e um branco, só davam tijoladas no negro que já estava todo ensanguentado. E ainda chutavam em sua cabeça, com gritos de “negro safado”. O branco, que cometeu o mesmo crime, era poupado das tijoladas e dos chutes. E a televisão, por certo achando justo o linchamento, poupava a imagem dos agressores, mostrando somente da cintura para baixo, ou mais precisamente os chutes na cabeça do já ensanguentado assaltante.

Difícil julgar o descontrole emocional dos que já, por repetidas vezes, foram vítimas desses assaltos. Mas, há de convir que não se faz justiça cometendo outro crime ainda maior, massacrando quem já está indefeso. Mesmo os dois já algemados um ao outro, pelos braços, e deitados no chão, a fúria ainda continuava visivelmente direcionada para o negro.

Eis aí o preconceito ainda levado até as últimas consequências. O ladrão branco foi poupado dos açoites.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 19/02/2014
Código do texto: T4697538
Classificação de conteúdo: seguro