EGOISMO SAGRADO!
Questionamento individual na identificação coletiva.
 (Hillesheim =Família)!!!



Questionamento individual na identificação coletiva. EGOISMO SAGRADO!

Após o III Encontro da Família Hillesheim, (28/abr/2007) em São José (Florianópolis-SC),
analisando o texto abaixo,
temos algumas reflexões a fazer:



Família + Clã + Fratria + Tribo

Questionamento individual
na identificação coletiva.

Uma das preocupações humanas sempre foi o questionamento focal do indivíduo em relação a sua identificação coletiva.

Na sociedade pré-urbana, podemos relacionar o contexto de agregados consangüíneos e/ou afins da sociedade nestas categorias:

1. A família tradicional nuclear composta de um homem, sua esposa (mulher) e os filhos e filhas.

2. A família ampliada onde há um homem mais idoso que governa (administra) sua esposa ou esposas e as esposas (mulheres) de seus filhos e homens (genros) esposas de suas filhas.

3. A linhagem quando há um grupo de famílias diversas cujo antepassado comum é lembrado pelos mais idosos (velhos) da linhagem.

4. O clã que seria o grupo de linhagem de um antepassado comum, já falecido, mas lembrado pelos membros vivos.

5. A fratria que é um grupo de clãs cujo antepassado comum pode ser até um "mito", e por intermédio deste fato, todos se consideram parentes.

6. A metade que é um grupo de fratrias que formam a metade de uma tribo.

7. A tribo que é um grupo de fratrias ou um par de fratrias.
Neste caso os membros da tribo se consideram parentes fictícios.

Deste sete grupos, os dois que possuem maior poder e probabilidade de se constituir um foco da identificação do ego para as atuais socidades urbanas e industrializadas são os periféricos, ou sejam:
o primeiro denominado de "A FAMÍLIA" e o último, em sua forma urbanizada, legalmente constituida, como nação-estado.

Para as pessoas não letradas, camponeses, caçadores ou horticultores (África, Ásia e América Latina), os grupos intermediários da classificação anterior é que constituem seus focos de identificação e sua identidade individual.

Desta forma podemos inferir que na sociedade letrada surge o "Servidor da Causa" e não uma "Criança da Linhagem".

Através da objetividade científica amplia-se os compromissos às causas e há o apoio, muitas vezes, a um "egoismo sagrado" de filosofias e de ideologias criadas por pensadores e filósofos.

laerciobeckhauser@gmail.com

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Questionamentos:

a) Como se comporta o indivíduo num encontro familiar onde estes conceitos envolvem todos componentes?

b) Na reflexão individual, seria este o "EGOISMO SAGRADO", na paragenética da ancestralidade grupal?

laerciobeckhauser@gmail.com
Joinville, 30 de abril de 2007.
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