A decepção de um sonho
Ir para os Estados Unidos em busca de uma vida melhor é um sonho que sempre inquietou pessoas de várias outras nações. Alguns brasileiros estão dentre os sonhadores e acham que conseguir entrar naquele país significa uma mudança radical na vida financeira.
A situação econômica do Brasil é a maior responsável por alimentar essa idéia, visto que, a cada dia, as pessoas têm o seu poder aquisitivo diminuído, o que causa insatisfação e desespero, principalmente nas camadas inferiores da população.
A partir do momento em que não se encontra uma saída para a solução dos problemas financeiros, o povo começa a sonhar. Alguns sonham simplesmente que dias melhores virão e permanecem no aguardo de mudanças, o que nunca acontece. Outros sonham em alçar um vôo mais alto e partem para as terras do Tio Sam, esperançosos de que, ao cruzarem a fronteira, encontrarão um tesouro que fará grandes transformações em suas vidas. Alguns, se imaginassem o que iriam encontrar por lá, jamais ousariam iniciar tal aventura!
Receber a permissão para entrar não é a única barreira que os americanos impõem aos milhares de imigrantes que tentam chegar até lá. Quando se consegue entrar, começa o grande tormento. Na condição de estrangeiro ilegal, a pessoa acaba presa em uma redoma, se sujeitando a fazer os mais cansativos trabalhos e não tendo, sequer, a liberdade de andar tranqüilo pelas ruas, uma vez que corre-se o risco de a imigração detê-la e deportá-la para o seu país.
Infelizmente, a maioria dos que embarcam nessa aventura acabam chegando à conclusão de que não valeu a pena e que seria melhor ter ficado por aqui a espera de dias melhores, ainda que tudo não passasse de um sonho!