A EXPUSÃO DO DIABO

PALAVRAS DE VIDA

Pastor Serafim Isidoro.

A EXPULSÃO DO DIABO

A expulsão do ser denominado Diabo / Satanás – acusador / inimigo, não é muito perceptível aos olhos da modernidade do cristianismo. Nossos antigos mestres, pastores e missionários nos ensinavam com clareza a realidade deste acontecimento que, com o passar do tempo, foi desaparecendo de nossa doutrina bíblica, de nossos seminários e institutos bíblicos, assim como, em consequência, de nossos púlpitos.

Para a maioria dos cristãos da modernidade, o personagem maléfico está em um lugar denominado Geenna, inferno, onde seria o dominador, comandando seus agentes maléficos e atormentando os que morreram sem o Cristo. Aos que não pertencem à outra geração – quarenta anos é uma geração bíblica – este assunto é indiscutível. Está tudo certo. Foram ensinados assim. A grande dificuldade em arrancar-se o joio do meio do trigo é devida à sua aparência apetitosa e tão parecida com aquele grão.

Recorramos às Escrituras: João apóstolo é, sem sombra de dúvida, o mais autêntico dos evangelistas em razão da sua intimidade com o Mestre. No capítulo doze do seu evangelho e nos versículos vinte e sete e seguintes, narra o fato do lamento de Jesus e de Sua contundente declaração da expulsão de Satanás: "Agora está angustiada a minha alma, e que direi? Pai salva-me desta hora? Mas precisamente com este propósito vim para esta hora. Pai glorifica o teu nome. Então veio uma voz do céu: Eu já o glorifiquei, e ainda o glorificarei. A multidão que ali estava tendo ouvido esta voz, dizia ter havido um trovão. Outros diziam: foi um anjo que Lhe falou. Então explicou Jesus: Não foi por mim que veio esta voz, e, sim por vossa causa. Chegou o momento de ser julgado este mundo e agora o seu príncipe será expulso –"Nun krisis estin tou kosmou touto, nun o archon tou kosmou touto ekblêthêsetai ecso".

Este texto é por demais significativo, dadas as circunstâncias antecedentes da manifestação da voz do Pai. A declaração única de Jesus acerca desse assunto nos vem com extraordinária força: o príncipe (mau) deste mundo seria agora expulso. Jesus não somente tira o pecado do mundo; também expulsa o maligno desta esfera de vida. As portas do Hadês – região dos mortos – não mais segurariam os santos que estavam ali confinados durante séculos – leia-se Zc. 9.11 - Ef. 4.8 - Os.13.14. Na ressurreição de Jesus, alguns desses santos ressuscitaram e foram vistos na cidade Jerusalém, durante algum tempo – Mt. 27.52-53 – como primícias provas de que o Paraíso havia sido removido para o alto para debaixo do altar de Deus – Ap. 6.9.

Durante a dispensação global do plano de Deus Satanás será sete vezes destituído ou expulso:

1) Da terra para o espaço [epouranios - dizemos]. Na dispensação dos anjos ele dominava a terra, o Éden jardim de Deus – Monte Horebe. A terra original foi destruída e ele foi lançado dela - Ez. 28.16 / Gn. 1.1 -

2) Do espaço para a terra – Gn. 1.2 quando a terra foi recriada por Deus, que a entregou ao homem Adão. Satanás veio para a terra e usurpou de Adão o direito de dominá-la.

3) Da terra para o espaço [epouranios – dizemos] quando o Senhor Jesus o julgou e o expulsou, consumada a obra redentora no calvário, que tirou dele as chaves (autoridade) do Hadês e da Morte. Tornou-se ele o príncipe das autoridades do ar – Ef. 2.2, o deus deste século para os que perecem – II Co. 4.4 – o acusador – diábolos – dos que creem – Ap. 12.10 – nos lugares celestiais – epouranios – Ef. 6.12.

4) Do espaço para a terra, no período da Tribulação – Ap. 12.7-9, após uma batalha com o príncipe de anjos Miguel. Faz-se necessário esclarecer que os acontecimentos do capítulo doze do livro Apocalípse são fatos de acontecimentos futuros. A partir do capítulo quatro o Apocalíse (revelação) não contém história passada.

As três restantes vezes de expulsão estarão durante a Tribulação e o Fim do Mundo – (leia-se o livro "Tentação", de nossa autoria, página 106).

Do acima exposto, a conclusão é a de que Satanás ( ou Diabo ) está atualmente nas regiões celestiais (epouranios ) onde são decididos os destinos do mundo, das pessoas, e de lá comanda seus demônios e autoridades que promovem a ruína e a miséria aqui, quando a intercessão dos santos através do Espírito Santo não lhe impeça a intenção e o direito diante de Deus. Será expulso também das regiões celestiais pelo príncipe Miguel, em ocasião da metade da Tribulação – Ap. 12.7-12 – quando dará aqui sua força ao Anticristo.

Um de nossos mestres, de saudosa memória N. Lawrence Olson publicou o excelente livro "O Plano Divino Através dos Séculos" que trata com clareza este assunto, hoje quase desconhecido. A verdade acerca do mundo espiritual pertence Àquele a Quem foi dado todo poder nos céus e na terra:

Só Jesus.

___________________________________

O Pr. Th. D. Honoris Teologia, D.D. Serafim Isidoro oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê: serafimprdr@ig.com.br