UMA CENTRAL MULTIMODAL EM CORUMBÁ-MS?!

Vários Governantes e políticos brasileiros inviabilizaram, talvez a mais estratégica CENTRAL MULTIMODAL DA AMERICA DO SUL...Que ficaria na Região Central da América do Sul, com seus pilares básicos nas cidades brasileiras e bolivianas: Corumbá, Ladário no Brasil e Puerto Suarez e Quijaro na Bolivia. Do ponto de vista logístico e até diplomático haveria grande facilidade na flexibilização de taxas, impostos etc...pois, bastaria aperfeiçoar o chamado Tratado de Roboré já firmado com o vizinho país andino. Cidades ligadas diretamente e esta Central de processamento Multimodal: Santos-São Paulo-Baurú-Biriguí- Tres Lagoas - Lins - Campo Grande - Agua Clara - Aquidauana - Miranda - Corumbá - Ponta Porã com a integração do ramal ferroviário e rodovia no sistema e seguiria Para Santa Cruz - Santiago - Buenos Aires e outras cidades argentinas com a integração de modais rodoviários e ferroviário que permitiriam a exportação via pacífico e interligação com o Atlântico, quando no passado pensaram esse traçado ferroviário no final do século XIX e inicio do século XX e criaram até mesmo a Comissão Mista BRASIL/BOLIVIA foi pensando no futuro e nessa possibilidade e viabilidade.

Os Governos dos Generais, do Sarney, do FHC, do Collor, do Lula e até mesmo Dilma, parece que não perceberam ou não se interessaram por esta saída, por esta alternativa. Não perderam o Trem da História, tacaram fogo, sucatearam e destruíram as bases já existentes e com elas o histórico e memorável Trem Azul do Pantanal...Não entenderam a razão de tantos esforços no passado e a razão de construírem na época a maior Ponte Ferroviária do Mundo.., depois superada por uma ponte ferroviária construída na Russia, na época da U.R.S.S.

Uma Central Multimodal é um grande Centro Processador de Importação, Exportação de Produtos Industrializados e manufaturados, onde se vende e exporta desde uma agulha até Equipamentos Industriais pesados, as Cargas são direcionadas de acordo com peso, especificação, tamanho, natureza e se são produtos perecíveis e mesmo produtos da indústria farmaceutica, no entorno de uma Central destas óbviamente são feitos grandes investimentos imobiliários, turísticos, em meio ambiente, industrias, montadoras e comércio de alta rotatividade, sem contar que são necessários hotéis, restaurantes etc..Visando atender as pessoas que vivem, trabalham e que estão indo e vindo constantemente nestas Centrais Multimodais.

Um exemplo de processamento: Uma Carga de Minério normalmente vai de trem ou barcaças para terminais marítimos ou fluviais, pois são grandes quantidades e não é necessário tanta urgência, já medicamentos pela sua natureza e até peso e necessidade de rapidez geralmente utilizam Aviões e pequenos veículos rodoviários de entrega e até motocicleta no inicio e final da jornada. No Sistema Multi-modal não existe trem ou carro, ou avião...Existe Transporte e todos estão integrados através de um Sistema de Inteligência e Logística. O Transporte de passageiros esta integrado a esse sistema normalmente. Existem exemplos na Europa, específicamente na França e em outros países.

O grande problema em nosso país é a miopia politica e, também todos querem começar e terminar obras antes das eleições e deixar a sua "marca", a marca da "... besta..." talvez...

Com o sistema ferroviário destroçado e arrebentado, após sucessivos governos, o custo de uma Central desta ficaria dez vezes mais caro para fazer hoje, do que a 30 ou 25 anos atrás...Quando ainda existiam Trem, Estações e linhas férreas no Brasil, antes do sucateamento e da privatização mais trágica do Brasil.

A Bolivia um páis mais simples que o nosso, teve a visão de manter a sua ferrovia que interliga Puerto Saurez, Quijarro a Santa Cruz de La Sierra e outras cidades.

A idéia desta Central Multi-modal em Corumbá, não é porque gostamos de Corumbá ou somos "bairristas" como se diz, seria uma mediocridade pensar destra forma.

A Razão desta escolha seria técnica, geográfica, histórica, cultural, a viabilidade logística percebida a mais de cem anos atrás quando alteraram o traçado da ferrovia Noroeste do Brasil de Cuiabá para Corumbá.

Além disso Corumbá dispoe de um Porto Fluvial com saida para o atlantico e que se interliga com Paraguai e Bolivia através do Rio Paraguai e Baia do Tamengo, existe Aeroporto em Corumbá e na vizinha boliviana Puerto Suarez, existe uma ferrovia que liga a região a São Paulo e ao oceano Atlântico na ligação com a antiga FEPASA, tem uma rodovia BR 262 que vai até o Espirito Santo na cidade de Vitória, tem um transporte Dutoviário de gaz e até mesmo um Heliporto em Ladário da Marinha do Brasil, além de Duas pontes sobre o Rio Paraguai a ponte ferroviária e a ponte rodoviária. E se olharmos no Mapa da América do Sul veremos que a região fica no Centro da América do Sul.

Uma central Multi-modal, não gera apenas desenvolvimento e atrai investimentos para as cidades-base, ela integra regiões, países, povos e tem uma forma de desenvolvimento em uma espécie de ondas que vão se propagando para outras cidades integradas pelo sistema. Basta observar como a China vem tratando a Região de Hong Kong e outras...Como disse o grande escritor e pensador Fernando Pessoa: "...Tudo vale a pena se a alma não é pequena..."