CAMPANHA POR UM NÃO MENSALEIRO

CAMPANHA POR UM NÃO MENSALEIRO

HERIBALDO DE ASSIS *

Inicialmente gostaria de pedir desculpas: sou honesto (meu pai até ensinou-me a devolver trôco a mais quando eu era criança), não tenho amigos influentes no poder ou na mídia (que também é considerada uma forma de poder), não possuo cargo político e nem nunca participei do mensalão ou algum outro tipo de maracutaia.

Enfim, não tenho os atributos negativos necessários para vencer na vida utilizando-se de meios escusos como suborno, bajulação e desonestidade, além disso não consigo passar por cima dos meus princípios éticos e nem atropelar os outros para conseguir chegar a algum lugar.Justamente por isso tenho que tentar conformar-me com o fracasso nesse desalmado país que não valoriza a ética, a honestidade e o talento.

Sou apenas um artista sem espaço na mídia, sem patrocínio empresarial ou governamental (aliás, a Lei Rouanet serve apenas para artistas já consagrados).

Tenho livros que ainda não foram publicados (publicar livros nesse país é uma via-crucis para escritores não famosos), tenho belíssimas propagandas que ainda não foram veiculadas na TV (não tenho amigos em agências de propaganda, por isso ainda não obtive um estágio) , tenho roteiros para cinema que ganhariam o Oscar mas ainda não foram filmados, tenho 700 músicas inéditas da maior qualidade (mas as gravadoras no Brasil preferem gravar lixo sonoro).

Talvez, eu tivesse que ter ocupado meu tempo estudando para algum concurso público – assim estaria empregado atualmente , ganhando um salário razoável e com um emprego estável.

Mas isso iria acabar violentando minha alma – eu seria mais um funcionário público infeliz que, em pleno serviço iria, mesmo sem querer, ficar divagando com novas idéias criativas que automaticamente surgem na idílica mente de um artista.Meu grande defeito é querer ser 100% verdadeiro nesse país repleto de engodos – eu preferiria passar fome a ter que alimentar-me do pão da mentira...

Já tenho 47 anos (sou do tempo da máquina de escrever, do mimeógrafo, do respeito aos professores e aos mais velhos, do Amor à Pátria - cantávamos o Hino Nacional com a mão no peito... Sou também do tempo de uma produção cultural de qualidade : tínhamos bons programas de televisão, bons seriados, músicas com letras de qualidade e propagandas que possuíam textos criativos (e não meros efeitos especiais).

Nasci em 1966 – sou de uma geração que não teve geração – minha infância e minha adolescência tiveram como pano de fundo a época da nefasta Ditadura Militar no Brasil , uma Ditadura que retirou das escolas matérias como Música – por isso não pude ter noções de música nos tempos da escola e, talvez por isso, sou um analfabeto musical (mesmo sendo um grande compositor) – queria ter estudado piano mas não tive condições financeiras para isso.

Aliás, dinheiro é o que não falta para políticos corruptos no Brasil – esse país que concede auxilio em dinheiro para quem cometeu crimes mas não auxilia quem quer viver de maneira honesta e digna, esse país no qual mensaleiros conseguem imediatamente um emprego enquanto pobres pais de família honestos estão na árdua fila do desemprego á procura de um trabalho para sustentarem dignamente seus filhos.

Meu célebre conterrâneo Ruy Barbosa ( o maior símbolo da inteligência brasileira) disse que no Brasil “o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.Não tenho vergonha de ser honesto – apenas tento seguir meu caminho, esse caminho do coração que é árduo e difícil : principalmente para quem não tem amigos no poder ou na mídia.

Por isso ,gostaria de pedir ajuda (não a ajuda financeira que foi oferecida aos mensaleiros para que estes pagassem as multas milionárias estipuladas pela Justiça) , gostaria de pedir ao Brasil apenas oportunidades, não apenas para mim, mas para todos aqueles cidadãos que forem honestos, talentosos e merecedores.

Cidadãos que querem apenas viverem dignamente sem lesar à pátria ou os cofres públicos, cidadãos que talvez nem sejam notados e reconhecidos por seus esforços, por suas grandes idéias e por seus talentos – simplesmente porque são honestos , simplesmente porque não são mensaleiros...

*Escritor, Poeta, Filósofo, Compositor, Redator-publicitário ,Roteirista e Licenciado em Letras pela Uesc - Universidade Estadual de Santa Cruz.E-mail: herisbahia@hotmail.com