Por que aconteceu?

Nos dias de hoje, tenho observado um número grande de adolescentes gravidas, meninas que nunca pensei iriam ter uma gravidez nesta idade. Daí fico com uma gigantesca interrogação na minha cabeça: por que aconteceu? Os métodos contraceptivos não estão ai para evitá-la?

Isso aconteceu por diversos fatores, dentre eles esta a falta de diálogo entre pais e filhos. Muitos pais tem vergonha ou ficam constrangidos de falar abertamente do assunto sexo com seus filhos. Sendo assim, eles crescem e iniciam a sua vida sexual sem, ao menos, ter recebido uma educação sexual.

O ambiente social e social onde a adolescente cresce também é decisivo para as suas decisões no futuro. Há também vários veículos onde são mostradas as várias formas de se prevenir, pois uma gravidez indesejada pode colocar fim num futuro que poderia ser brilhante.

Mas, muitos deles (os adolescentes) sabem do risco que correm o fazer sexo sem o uso do preservativo, porém, não tem consciência da importância de prevenir-se. Assim, não possuem maturidade para cuidar de uma criança e de si próprio, e as vezes, as condições não são as melhores.

Uma gravidez na adolescência, além de trazer problemas físicos, sociais, emocionais, entre outros, acaba com a vida da adolescente, Antes de ter o filho, ela não tinha tantas responsabilidades e podia ir a festas frequentemente, sair com os amigos, agora, com o filho, tem de pensar primeiro nele e depois em si mesma.

E o futuro? É pelo jeito com o filho já não dará para seguir aquela tão sonhada profissão e o futuro sonhado, cai por água abaixo.

Lembrem-se: a vida é boa, o futuro está logo ali, cuide-se, previna-se para não engravidar e acabar com ele. Fazer pode ser até bom, já cuidar...

Davi Souza
Enviado por Davi Souza em 07/01/2014
Código do texto: T4640368
Classificação de conteúdo: seguro