O NASCIMENTO DE JOSÉ DO PATROCÍNIO FOI PROGRAMADO?
A construção da tese de que o nascimento de José do Patrocínio foi programado encontra apoio em inferências de fatos reais. Ele é filho de um padre com uma jovem escrava - Justina do Espírito Santo - e tem o nome que faz parte dos nomes de D. Pedro I e de D. Pedro:José Carlos. O piedoso sacerdote, genitor do Tigre do Abolicionismo, era conhecido como João Carlos Monteiro, orador sacro de grande reputação na Capela Imperial e também com nome que faz parte do rol das palavras que designavam os dois imperadores do Brasil.
Ao recordar como os dois primeiros dirigentes do Brasil eram chamados, vamos ver, em caixa alta, o nome de José Carlos do Patrocínio e o de seu pai, João Carlos Monteiro. Primeiro, a relação nominal do filho de D. João VI: Pedro de Alcântara Francisco Antônio JOÃO CARLOS Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim JOSÉ Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bourbon e Bragança. O pai da princesa Isabel também merece ser lembrado, pois tem nome semelhante ao de Patrocínio e do seu genitor, o cônego JOÃO CARLOS: Pedro de Alcântara JOÃO CARLOS Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Bragança.
A ilação tem lógica: a reverenda figura, o pai de Patrocínio, tinha satisfação em ter o nome dos dois imperadores e colocou no seu filho nome que também aparece em D. Pedro I e em D.Pedro II. Outro ponto de afinidade entre o orador da Capela Real e D. Pedro I parece estar no fato de que ambos sabiam apreciar os encantos de uma mulher. No caso específico do sacerdote, ele deve ter lembrado que "Salomão era mais santo do que nós, mas teve mil mulheres, um envolvimento com a filha do Faraó e um caso muito especial com a Rainha de Sabá". Salomão muitas mulheres e ele apenas uma, mas que lhe deu um filho genial.
A tese ganha força num acontecimento: D. Pedro I nasceu no dia 12 de outubro de 1798. Ora, diante dos fatos apontados de ligação com a família real, o sacerdote, por ser uma pessoa de cultura, tendo uma visão do que é "período fértil", fez cálculos para que o filho nascesse em outubro, nos primeiros dias. E foi o que aconteceu:José Carlos do Patrocínio chegou ao planeta Terra no dia 9 de outubro de 1853, data bem próxima do aniversário do jovem príncipe que proclamou a nossa independência.