O MAL É RIDÍCULO

O MAL É RIDÍCULO

(para pessoas que fazem o mal)

Heribaldo de Assis *

Criei uma frase que diz: o mal precisa de um espelho para ver o quanto é ridículo. Lembro-me dos vilões de novela: como são patéticos, desequilibrados, pusilânimes, asquerosos, repugnantes e não inteligentes.

Sim – pois não existe essa de “gênio” do crime, de “gênio” do mal – pois pessoas realmente inteligentes fazem apenas o Bem, pessoas realmente inteligentes procuram semear a Paz e o Amor entre as pessoas - e pessoas realmente inteligentes não traem a confiança das pessoas e nem tecem comentários maldosos e covardes sobre as mesmas.

Também criei outra frase que diz: Deus não é imbecil – Ele não concede o Verdadeiro Talento para quem não o merece.De fato – pessoas sem caráter nunca serão realmente talentosas , por mais que se esforcem: os sagrados dons de Deus são concedidos apenas para seres que têm Amor no coração, respeito a vida e ao próximo.

Esforcei-me muito para merecer todo talento e toda a criatividade que tenho – nessa atual vida terrena esforcei-me para buscar conhecimento espiritual, intelectual e não possuo os grosseiros defeitos primários: que muitos, infelizmente, ainda possuem.

Defeitos como egoísmo, falta de ética, deslealdade, preconceito,falsidade, mesquinhez, desonestidade são erros grosseiros de almas vis e torpes que ainda não alcançaram um bom grau evolutivo – tais pessoas terão que sofrer muito para retirarem essas nefastas impurezas de caráter da mente, da alma e do coração.

Portanto, conclamo a todos nós para pegarmos um espelho e olharmos bem no fundo dos nossos próprios olhos para descobrirmos nos recônditos das nossas almas e das nossas mentes quais são os nossos defeitos , quais são as nossas imperfeições, quais são os nossos espinhos – esse é o primeiro passo para melhorarmos: examinarmos a maldade que existe em cada um de nós e expurgá-la de nossas almas.

Na Mitologia grega Medusa era uma mulher que possuía serpentes no lugar dos cabelos e quem quer que olhasse diretamente para ela era transformado em pedra.

Mas o herói Perseu valeu-se de um brilhante escudo para aproximar-se dela – Medusa não conseguia suportar ver o reflexo de sua imagem no metálico escudo de Perseu de tão horrível que era o seu horrendo aspecto.

Que sejamos heróicos – munidos de lustrosos espelhos procuremos enxergar o mal que existe dentro de cada um de nós e decepemos (com a espada da Ética) essa terrível Medusa denominada maldade...

*Escritor, Poeta, Filósofo, Compositor, Redator-publicitário e Licenciado em Letras pela Uesc - Universidade Estadual de Santa Cruz.E-mail: herisbahia@hotmail.com

Heribaldo de Assis
Enviado por Heribaldo de Assis em 04/01/2014
Reeditado em 01/11/2018
Código do texto: T4636323
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.