Num beco sem saída



        Como poderia descrever a sensação de está num beco sem saída? Quem não já se sentiu como se estivesse preso de frente a um perigo, vivendo seus dilemas, problemas e aflições nessa sociedade aparentemente caótica?
         Há milhares de situações onde isso pode acontecer, muito comum nos sentirmos encarcerados e consciêntes do nosso destino e ter a sensação de não poder fazer nada. Aí vem aquele sentimento de não ter escolhas, não ter outros caminhos pra prosseguir, de que algo vai acontecer  e você só pode esperar naquela tensão: olhos arregalados, congelados, caminhando de costas, com medo e sabendo que vai bater contra a parede.  
        Mais o interessante é que certamente estar nesse beco sem saída foi uma escolha nossa, "sem querer" talvez ou empurrado pelas vicissitudes da vida, mais foram escolhas que fizemos ao longo da vida.  somos o resultado de nossas
experiências ao longo da existência e a forma de encarar os problemas é que vai diferenciar o resultado. Se nós nos colocarmos como autores de tudo que acontece conosco, sejam nos bons ou maus momentos, isso mudaria todo o processo. Somos responsáveis por nossas ações e temos o hábito de colocar culpas no "outro", quando tudo deriva de nossos atos, pensamentos e palavras que emitimos.
         No entanto como diz Caio Cezar Santos no seu Blog, todo beco sem saída tem uma passagem secreta. Aquela solução procurada, o caminho estreito que podemos andar, aquela "luz no fim do túneo". Cabe a cada um mudar o modo de ver, analisar como foi parar alí, mesmo que não encontre uma explicação lógica. Essa passagem secreta só se abre quando tomamos consciência mais ampla do mundo e passamos a enxergar o outro como irmão, todos caminhando em busca de uma felicidade, mesmo errando e aprendendo. A passagem secreta se abre quando começamos a nos enxergar sem o orgulho de achar que o planeta gira ao nosso redor e que somos co-autores na obra de um ser maior. E assim o ser humano abrandaria o coração de tantas angústias, mágoas, aflições e preocupações que muitas vezes se somatizam e se tornam doenças físicas, emocionais ou espirituais. 
           Assim, todo beco sem saída são momentos que podem servir de aprendizado, crescimento íntimo e evolução. Serve pra acordar a consciência que dorme, pra subir um degrau na nossa senda progressiva. Pra isso precisamos encontrar a passagem secreta que nos espera!



Esse texto faz parte do  exercício criativo : Num Beco sem saída.
Para saber mais:www.encantodasletras.50webs.com/emumbecosemsaida.htm

Luciana