Olimpíada urbana
Uma proposta encaminhada às autoridades por uma pessoa é rasgada ou vira rascunho nas portarias das repartições públicas. Se for enviada por uma entidade de peso tem mais chance de ser lida (pelo menos).
A rede Globo ajudou na pintura de ruas para simular alto entusiasmo do povo e poder vender a copa de futebol aos patrocinadores desconfiados. E os moradores trabalharam como figurantes, de graça. Mas este é um exemplo de como se pode “engajar” milhares de voluntários num projeto (mesmo sem benefícios para os participantes).
Aproveitando que o PAN está chegando e tudo está ficando arrumadinho (somente no entorno da Vila Olímpica, é claro), proponho que o COB apresente o projeto da “olimpíada urbana”.
Resumindo: convidar cada bairro do rio (o resto do país vai copiar) para um mutirão (jovens entre 10 e 17 anos) de limpeza em ruas sob a supervisão da Companhia de Limpeza Urbana. Tal evento seria realizado em um mês de férias (a cada 2 anos?) com as seguintes vantagens:
1) Ocupar as mentes de jovens que ficam vagando atrás de drogas.
2) Cidadania ensinada na prática.
3) A comunidade adquire o bom hábito por orientação dos jovens.
Já dá para pensar em “olimpíadas” de disciplina do trânsito, fiscalizando prédios mal conservados, cuidando das plantas (tarefas que deveriam ser realizadas por elementos pagos com nossos impostos).
Como prêmio, o COB (em parceria com a Prefeitura) sortearia dentro do bairro vencedor uns 100 jovens (50 para o segundo lugar) que passariam a receber uma espécie de bolsa para trilhar uma atividade esportiva olímpica (não futebol). Quem sabe se daí não começam surgir valores que trarão medalhas e orgulho para nossa combalida nação. Esporte e cultura bem conduzidos, formam cidadãos responsáveis.
Carlos Artur Nuzman e César Maia com a palavra! Não faltarão patrocinadores!
Haroldo P. Barboza – Recreação educativa (5ª. Idade e infantil)
Nós podemos fazer a diferença na verdade do futuro.
Referendo de sucesso será o que permitir expurgo no Congresso!
O futuro da nação escorre pelo ralo da corrupção.
Autor do livro: BRINQUE E CRESÇA FELIZ!
Vila Isabel/RJ - abril/2007