Inaugurada a primeira Biblioteca Comunitária de Paty do Alferes.
Numa iniciativa da direção do Jornal O DIZ, na pessoa de seu Diretor-Presidente Leonardo Nogueira e com o apoio do comerciante Voltaire Varão, também membro da Academia de Letras de Paty do Alferes, foi inaugurada na localidade de Monte Alegre, a primeira biblioteca comunitária da Região da Serra Azul, que recebeu o nome do conhecido colunista, escritor e acadêmico Demarcy de Freitas Lobato, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao jornalismo regional, há cerca de doze anos.
O evento aconteceu às 19,00 horas do dia 18 deste mês, por se tratar da data do aniversário de nascimento do escritor, tradutor e editor José Bento Monteiro Lobato, patrono do homenageado na Academia de Letras Joaquim Osório Duque Estrada.
Na oportunidade, o presidente Leonardo Nogueira falou a respeito da importância da instalação daquela nova biblioteca para os moradores das comunidades de Monte Alegre, Pedras Ruivas e Grotão, os quais terão melhor acesso aos livros, não necessitando se dirigir ao centro da cidade para possíveis e eventuais consultas. Continuando, Leonardo enfatizou que aquela biblioteca funcionará ainda como um centro de cultura, onde também deverão ser ministradas aulas de francês e inglês.
Posteriormente, o acadêmico Voltaire Varão utilizando - se da palavra fez uma retrospectiva da trajetória profissional do homenageado, enaltecendo e reconhecendo as suas qualidades como jornalista, escritor, acadêmico e, principalmente, como cidadão íntegro e de moral ilibada.
Ao dispor da palavra, Demarcy Lobato, visivelmente emocionado, agradeceu ao autor, bem como ao colaborador do evento, dizendo-se bastante feliz e gratificado por tão expressiva honraria, demonstrando gratidão às diversas pessoas ali presentes.
O vice-prefeito do município de Paty do Alferes, Beto Maravilha, quando de seu discurso, parabenizou a iniciativa em causa, adiantando que, na sua visão, era apenas o começo, isto é, um embrião que futuramente poderá crescer e germinar belos frutos, dependendo da persistência dos idealizadores e do apoio da comunidade.
Estiveram presentes ao acontecimento; a família do homenageado, inclusive o seu irmão do Rio de Janeiro, Heyder de Freitas Lobato; familiares do autor Leonardo Nogueira; Felisberto F. da COSTA, presidente da ALJODE; acadêmico Francisco dos Santos e esposa; o acadêmico Voltaire Varão; o escritor e colunista do DIZ, J.Evônio Dávila; o poeta Aldergan Pacífico; o casal Dylson Moreira de Carvalho e Ednea Ayrão Portella de Carvalho; o presidente e diretor do Jornal Folha Democrática, Celino Filho; o vice-prefeito da PMPA, Beto Maravilha; a diretora de cultura da PMPA , Ana Leila da Costa Ayres Bastos; o representante jurídico da PMPA, teatrólogo e acadêmico Dr. Marcelo Mourão, bem como diversos representantes da comunidade de Monte Alegre e adjacências.
Durante o serviço de coquetel, ficou acertado verbalmente entre o acadêmico Leonardo Nogueira e a filha do homenageado, psicóloga Valéria Guimarães Lobato Góes, que esta doará algumas horas, para palestras culturais com os adultos e ainda contará histórias para os meninos e alunos interessados.