ESCOLINHA DE FUTEBOL E SUA PEDAGOGIA
ESCOLINHA DE FUTEBOL E SUA PEDAGOGIA
O objetivo dessa matéria é de apresentar para os profissionais que lidam com o futebol, e as Faculdades e Universidades que possuem cursos regulares de educação física, a importância primordial das escolinhas de futebol para o soerguimento do futebol brasileiro em todos os níveis, e a finalidade precípua de um trabalho comunitário para retirada das crianças da rua e afastá-las dos meliantes de plantão, que querem tirar proveito e continuar sua sanha assassina, voltadas para as crianças, que serão futuros geradores de mão de obra de qualquer especialidade, para o nosso país.
A Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF), está com um estudo pedagógico em andamento nesse setor. Crianças e adolescentes do João XXIII e adjacências, matriculem-se nas Escolinhas Esportivas da FGF. O projeto não está somente direcionado ao futebol, mas também para os esportes de quadra e atletismo masculino e feminino. Faz parte das atividades esportivas: o Voleibol masculino e feminino; o Handebol masculino e feminino; o Futsal (futebol de salão) masculino, para crianças nascidas nos anos de 1991/92/93 e 94. Por ser um projeto experimental o número de vagas ainda é limitado. Mas, tende a se expandir. Qual seria a função das escolinhas na iniciação esportiva?
Esta temática está sendo analisada a luz da compreensão de idéias de alguns autores que acreditam ser as escolinhas um paliativo para a não marginalização das crianças, e dos jovens brasileiros. Para o desenvolvimento global de seus alunos respeitando seus estágios de crescimento e desenvolvimento físico e cognitivo, onde por meio de sua práxis pedagógica transmita muito mais do que o aprendizado de gestos técnico-esportivos. A Faculdade Integrada da Grande Fortaleza preocupada com o comportamento e a educação da comunidade a que pertence, resolve participar de uma forma agradável e atraente, incluindo em seus projetos o esporte com meio de interação (Faculdade e comunidade).
Atualmente é grande a “proliferação de Escolinhas de várias modalidades” na nossa sociedade, como futebol, vôlei, basquete e natação destinados a acolher um público infantil e adolescente, basicamente compreendendo as idades de seis (6) até 16 anos. O que antes era privilégio de prefeituras, clubes e do governo estadual, onde existem os fins lucrativos, para quem patrocina e por parte das agências. Ex-atletas consagrados utilizam sua “fama” e prestígio para atrair alunos para suas escolinhas, estabelecendo uma relação comercial através do esporte. Adentrando nesse universo, dúvidas surgiram, e nos remetem a pensar sobre o que é um desvirtuamento de objetivos e finalidades. A FGF cobra apenas uma taxa simbólica para compra de materiais. O trabalho desenvolvido nas escolinhas da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza tem uma finalidade básica e primordial, o contato do jovem e adolescente com o meio universitário que também serve de estímulo para aqueles que ainda insistem em recusar o ensino como obrigatoriedade. Qualquer pessoa tem o seu livre-arbítrio, mas quem deseja ou almeja crescer com conhecimentos e exercer uma profissão condigna com os padrões de vida atuais, o estudo é indispensável. Portanto, pode-se questionar: se as escolas de esportes estão se proliferando e ampliando seu raio de ação e atingindo seus objetivos?
Quem se preocupa com a comunidade da qual faz parte certamente dirá sim. Nada se consegue sem um planejamento e esta foi à preocupação da FGF no setor pedagógico-educacional sob o esporte, e outra, com um objetivo da busca de novos talentos e especialização precoce. Porém, é na primeira hipótese de resposta que os objetivos foram centrados e teve como idealizador o professor dessa instituição de ensino superior Paulo Roberto Nogueira, que além de coordenador do Curso de Jornalismo, tem formação superior em Educação Física. Muitos profissionais acreditam no sucesso das escolinhas e na educação da gurizada e também acreditam que o trabalho com as escolinhas de esportes se materializa por meio de uma prática pedagógica, preocupada com um desenvolvimento global de seus alunos, respeitando seus estágios de crescimento e desenvolvimento, físico e cognitivo, onde, a escola de esporte, através de sua práxis pedagógica, deve contemplar várias possibilidades, tais como: sociais, intelectuais, motoras, educacionais e também esportivas.
Como foi citado nas entrelinhas dessa matéria. Portanto, parece ser função básica das escolinhas proporcionar um processo de ensino aprendizagem que venha a possibilitar um aprendizado da modalidade em questão, mas que este aprendizado técnico não tenha um fim em si mesmo, ou seja, este processo deve estar envolvido em todo um contexto vivido pelo aluno. O esporte faz parte da educação básica da criança e do ser humano de um modo geral, pois lhes proporcionam saúde, lazer, um bom ciclo de amizades, desinibição e atração para os estudos, visto que muitos profissionais do atletismo e de outras modalidades de esportes, atualmente querem estar na mídia e a preocupação maior está voltada para os jogos olímpicos e os esportes de competições, nacional e internacional.
A cultura da prática de esporte não pode jamais causar alienação. Para uma melhor compreensão, lançando mão de uma analogia, pode se ter ilustrado as idéias por meio do exemplo da matemática escolar. Na escola, sem exceção, todos os alunos têm a possibilidade de aprender a matemática, mas esta disciplina não tem por finalidade transformá-los em matemáticos, mas eles utilizarão a organização matemática assimilada, durante toda a vida, e ainda aqueles que se interessarem em se tornar matemáticos, terão esta oportunidade, pois a fundamentação, a base matemática, foi ensinada na escola. Por meio desta analogia, pode-se transcender e pensar uma escolinha de esportes envolta por uma concepção de educação permanente, que, através da aplicação de conhecimentos de pedagogia de esportes, terá a finalidade e a responsabilidade de possibilitar um desenvolvimento ao aluno. Onde o esporte não se restringe a um “fazer mecânico”, visando um rendimento exterior ao indivíduo, mas torna-se um compreender, um incorporar, um aprender atitudes, habilidades e conhecimentos, que o levem a dominar os valores e padrões da cultura esportiva esporte.
Nesta ótica está o planejamento da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF), e espera com esta prática vivencial formar valores e tornando-os éticos e bem compreendidos pela sociedade cearense. É um trabalho sério, como são todos planejados pela nossa instituição de ensino superior e que só mercê apoio e elogios da comunidade e dos meios esportivos.Seria de bom alvitre uma programação mensal com várias escolinhas de bairros de Fortaleza ou inserir na programação de esportes da Faculdade uma refrega mensal de futebol society entre professores e alunos. Na área feminina uma competição de vôlei, futsal e até futebol de campo entre alunas e professoras. Não é caninha, mas é uma boa idéia. Fica a idéia no ar, já é hora de uma maior interação ou integração entre professores e alunos. Que os responsáveis não esqueçam que os alunos atendidos pelas escolinhas devem está familiarizados com as regras das Faculdades, qual sua responsabilidade dentro do grupo e pelas lições ensinadas para os componentes, incluindo-se desde o local onde ele joga até a sua função dentro dos esquemas táticos mais utilizados atualmente pelo futebol moderno e o atletismo da atualidade.
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-ESTUDANTE DE JORNALISMO DA FACULDADE INTEGRADA DA GRANDE FORTALEZA (FGF).