JÁ PASSOU DOS LIMITES

Assustada, a sociedade brasileira passou a assistir uma nova modalidade de reality show. Não de bundas e peitos expostos na telinha. De vândalos e mascarados. Muito mais real. Enquanto o BBB segue script e normas que devem ser obedecidas, este tem apenas uma regra. Destruir tudo o que estiver pela frente. Sem receio de ser punido

As imagens da rodovia Fernão Dias, na noite da última segunda-feira chocaram. Um cenário de guerra, num país que se vangloria da paz. Alguns setores da mídia insistem em chamar essas cenas de protestos. O governo vem chamando de vandalismo.

Eu vou além. Estamos assistindo o nascimento do terrorismo no Brasil. Basta ver imagens de ataques terroristas em outros países, e comparar com as nossas. Estão ficando idênticas. Talvez, treinadas e copiadas.

Então alguém poderá argumentar que ainda não morreu ninguém. Eu concordo. Ainda não morreu ninguém! Infelizmente, e espero estar errado, não vai demorar muito para que a morte seja o novo ingrediente desses atos.

É notório que o governo está na fase de tentar entender o que está acontecendo. Estamos diante de uma surpresa para todos. Uma certeza já é sabida. As ações normais não funcionam. No script, faltando oito meses para a Copa do Mundo, todos deveriam estar contentes e felizes. Soltando fogos de artifícios.

Alguns decidiram trocar os fogos pelo fogo. De repente, incendiar ônibus, caminhões e carros, sempre dos outros, transformou-se em festa. E pior. Banalidade do cotidiano. Ouvi muitas pessoas apoiando a destruição dos bens públicos. Eles esquecem que é o dinheiro deles que está sendo queimado e destruído.

Quando se trata de bens privados a destruição é inadmissível. Em hipótese nenhuma. E estamos deixando acontecer descaradamente. Olhando assim de longe, muitos pensam que se trata apenas de patrimônio. E pode ser recuperado.

Coloquem-se no lugar dessas pessoas. Depois, imaginem o medo, o pânico, o desespero e o terror psicológico delas, tentando proteger o seu patrimônio. Ou, às vezes, acuadas dentro de seus lares. Sem saber o que vai acontecer no minuto seguinte.

Com leis e justiça complacentes, estamos caminhando para o caos. Um novo tipo de caos ainda desconhecido. Enquanto criamos comissão da verdade, para ressuscitar fantasmas, estamos perdendo o nosso direito de ir e vir livremente nos dias atuais. No país das impunidades, o terrorismo começa a trilhar com sucesso o caminho do crime organizado. No futuro, eu espero não ver uma redação do Enem com esses temas.