BLOGS E FLOGS NA ESCOLA
“A mais nova das linguagens, a informática, faz parte do cotidiano e do mundo do trabalho. Conviver com todas as possibilidades que a tecnologia oferece é um direito social...” “A trajetória do computador na vida brasileira tem sido semelhante à da televisão. Saber operar um microcomputador é condição de empregabilidade”.(PCN – Ensino Médio, p.133 e 187).
Blog é a abreviação da palavra Weblog: Web (rede, teia) e Log (registro). A palavra pode ser usada para quaisquer registros freqüentes de informações feita no meio on-line. Atualmente é usada mais como sinônimo de "diário virtual”. Os Flogs (Fotologs) também são diários virtuais, mas, são mais voltados ao registro de fotos (Photo – Log).
Essas páginas são de livre acesso, ou seja: pessoas de toda a rede podem visualizar seus arquivos e interagir a partir do “post”, comentários ou recados (scraps) que ficam armazenados na página. O conteúdo dos flogs e blogs abrangem uma infinidade de temas e assuntos como: poesias, fotografias, humor, idéias, links, histórias e todo tipo de material.
Blogs e flogs são parecidos com home pages, porém, há uma maior facilidade na criação, há uma maior interação entre os leitores, através do “post”, recados, comentários ou “scraps”. E, assim como um jornal ou uma novela, o blog pode contar com uma atualização periódica ou pode conter capítulos como os romances e novelas.
Esse novo objeto de estudo pode servir como um novo canal de comunicação entre educadores e educandos. E essa interação com novas TICs compreende as habilidades e competências propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Linguagem Códigos e suas Tecnologias.
OBJETIVOS:
- Incentivar o gosto pela leitura;
- Incentivar o gosto pela produção textual;
- Desenvolver hábitos de leitura e escrita;
- Desenvolver estratégias de leitura e escrita;
- Desenvolver Narrativa; Descrição e Dissertação;
- Incentivar ao uso e associação das TICs e Língua Portuguesa;
- Capacitor o receptor a interpretar e produzir textos.
ATIVIDADES:
- Explanação e discussão em sala de aula sobre Blogs e Flogs;
- Delimitação, escolha de TEMAS para os Blogs e/ou Flogs;
- Produção de Blogs e Flogs em ambiente Virtual:
a. Pesquisa na internet para sites provedores de Blogs e Flogs;
b. Pesquisa de textos e imagens para editar em Blog/Blog;
c. Cadastro para obter e-mail;
d. Cadastro em ambiente virtual para construção do Blog/Flog;
e. Construção e personalização do Blog/Flog;
f. Edição de Perfil.
- Troca de Endereços Eletrônicos para avaliação em conjunto e troca de experiências;