ALERTA AOS COMUNICADORES! - GRASSA A "MIDIA CHAPA BRANCA"
O papel da mídia - incluindo-se aí o velho jornal, emissoras de rádio e tv, somando-se blogs e sites, estão perdendo sua função de informar com isenção. Pois isenção não existe num veiculador de notícias e de opinião que 'só faz críticas favoráveis' aos seus patrocinadores políticos.
E é isso que acontece no mundo atual, 'máxime' no nosso Brasil, pior ainda em Vitória da Conquista. Aqui, quando alguém acessa um blog, depara-se com verdadeiras assessorias de imprensa de detentores do poder. Ou, em sentido contrário, bate de frente com opositores figadais dos governantes de plantão. Quando isso ocorre, o leitor ou 'assistente' terá que escolher por quais veículos transitar para fazer juízo do que acontece no Brasil. Ou até parece que estamos em outro país.
Andei lendo hoje os maiores jornais, bem como os blogs locais e não vi qualquer referência a um escândalo que aconteceu na noite desta quarta (25), na Câmara dos Deputados. O governo mandou uma emenda imoral à Medida Provisória 619 que trata originalmente de financiamento das dívidas dos produtores rurais atingidos pela seca. A tal emenda foi apresentada pelo relator, deputado João Bacelar e tratava de dar aos detentores de cargos do governo federal que têm DAS 5 e 6, após a demissão, seis meses de salários integrais. Tal emenda suscitou um fragoroso debate que levou o lider Arlindo Chinaglia a retirá-la, após sucessivos ataques da oposição, nas figuras dos líderes do PSDB, PPS, DEM, etc. Precisou chegar-se a este patamar sórdido de discussão para que o PT tirasse de cena a malfadada e imoral emenda, antes defendida com unhas e dentes e ainda deixando o deputado João Bacelar sozinho. Foi feio, muito feio.
Essas e outras nos colocam com as barbas de molho. Os blogs daqui e de alhures não tratam da questão, nem os principais jornais e redes de rádio e tv. Independente disso, alguns colunistas daqui endeusam Lula e achincalham Fernando Henrique. Ora, gente. Com o PT descendo a ladeira da corrupção e dos escândalos diários, ainda querem defender o indefensável. Achamos que não é razoável. Pessoas que formam opinião devem ter mais cuidado com o que falam e escrevem... Sob pena de ficarem à margem da história. A história não se conta com mentiras e ataques levianos a quem quer que seja. Vamos devagar com o andor...