O que você quer ser quando crescer?!
Então você para e pensa; “Pô eu quero ficar durante 8 horas fazendo algo que eu não suporto, só por dinheiro? ou eu quero ficar esse tempo, fazendo aquilo que gosto e que suporto?”.
Talvez esse seja um dos maiores dilemas de quem vai realmente encarar a vida de proletariado, desde de pequenos somos acostumados a conviver com aquele questionamento “o que você vai ser quando crescer? ” vem a tia, a mãe, os irmãos, amigos, professores, o tiozinho da padaria.. Todos! Todos querem saber, mas você mesmo ainda não sabe, quando criança existe aquela fantasia; “eu quero ser bombeiro, ou astronauta, ou presidente dos estados unidos!!” sempre queremos algo grande, ou ser herói, diplomata, conquistador do universo. Ai você cresce e descobre que só por conseguir “SER” algo, você já é o maior herói do teu próprio universo.
O maior dilema na verdade é saber, o que é esse “SER”, o que se encaixa ali? Tenho que ter uma profissão, reconhecida pelos estados, governos, instituições, empresas multinacionais, mercado consumidor? Tenho que encontrar o que eu gosto de fazer, dentro de um padrão, dentro de um ambiente onde tudo já tem nome, eu não posso decidir: “Ah! Esse ano eu quero ser juiz da vara infantil, mas ano que vem não, ano que vem quero ser produtor musical” Não! você não quer ser algo diferente todo ano, você precisa encontrar aquilo, aquilo que você faz com gosto, que se dedica sem nem ver as horas passarem... mas isso é muito difícil, porque engloba, auto conhecimento, confiança, perseverança, fé nos próprios sonhos, pois no mundo de hoje estamos destinados a nos tornar aquilo que o mercado quer!
Se você cresce em uma cidade, totalmente industrial , onde em cada esquina vemos uma grande fabrica multinacional de renome, é extremamente difícil encontrar um caminho que te guie para uma profissão que esteja fora desse padrão, você vai encontrar nas instituições de ensino coisas voltadas o tempo todo para esse mercado, pois é ele que move a cidade, e quando você encontrar algo profissionalizante em um contexto diferente você corre o risco de cair numa crise interna do tipo “se eu escolher esse caminho, para crescer profissionalmente vou ter que sair da cidade, não vou conseguir crescer aqui, não vou conseguir ganhar dinheiro, vou passar fome!” é ai que esta um dos outros dilemas, no caso você já sabe o que você quer, mas não sabe como desenvolver isso, fica perdido, mas nesses casos a única solução é acreditar no sonho que você mesmo criou dentro de ti, pois, se nós temos astronautas, bombeiros, diplomatas, presidentes... se temos essas pessoas é porque um dia, quando criança alguém lhes perguntou o que queriam ser quando crescessem e ai elas viraram e responderam, que queriam ser grandiosos, que queriam encontrar o diferencial dentro delas mesmo, e elas lutaram por isso, pois ninguém é grande sem luta, sem questionamento, se você lhe aceita tudo que é dado, você vira peça do mercado.
A partir do momento que você sabe exatamente o que quer, ou pelo menos o que anseia, o que deseja, o que te faz bem dentro do ramo profissional ou não, a coisa esta em você querer, ter sede de auto conhecimento, você não precisa ser um herói, um bombeiro que salvou mais de 100 vidas em um grande incêndio , para ser grandioso, pois, só por você ser alguém quando crescer, por você escolher o que quer e ir atrás mesmo largando tudo que parece seguro e encarando um mundo violento, mas sobrevivendo, você já vai ser extremamente grandioso, e um dia na fila de alguma padaria vai virar para uma criança e perguntar “o que você vai ser quando crescer” e quem sabe na resposta desse pequeno pingo de pureza, você encontre o que você mesmo dizia anos atrás, e que hoje em dia sabe, sabe que na verdade, o que você queria era simplesmente “SER”, sem padrões, sem nomes, ou títulos, mas ser, ser aquela pessoa que corre atrás do que quer, e não se permite robotizar.