PEDAGOGIA, CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR

Não eduques as crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas como se fosse um jogo, para que também possas observar melhor qual a disposição natural de cada um.

Platão

A humanidade desde os primórdios definiu que Pedagogia é a ciência da Educação e tem como objeto de estudo a educação.

No tocante a origem, o termo ou a palavra Pedagogia surgiu na Grécia antiga, onde, apidós, que significa criança e agogé, que quer dizer condução, ou ato de conduzir alguém a algum lugar. O verdadeiro pedagogo ao pé da letra seria justamente a pessoa que conduz e ou leva a criança de casa para a escola e vice versa, sustentado por um dos braços da criança. Assim, no decurso da história do Ocidente, a Pedagogia firmou-se como correlato da educação é a ciência do ensino. Entretanto, a prática educativa é um fato social e almejado por todas as pessoas, ricas, pobres, negras, brancas, indígenas, etc, cuja origem está ligada à da própria natureza de promoção e de poder da humanidade. De modo que à compreensão do fenômeno educativo e sua intervenção intencional fez surgir um saber específico que modernamente associa-se ao termo pedagogia. Disso não temos dúvida de que em sendo assim, a indissociabilidade entre a prática educativa e a sua teorização elevou o saber pedagógico ao nível acadêmico e ou científico nos moldes dos dias atuais. Com este caráter, o pedagogo passa a ser, de fato e de direito, investido de uma função reflexiva, investigativa e, portanto, científica do processo educativo e critico de seu tempo. O lócus em termos de autoridade sempre presente na vida dos pupilos, que não pode ser delegada a outro profissional, pois o seu campo de estudos possui uma identidade e uma problemática própria, inclusive envolvendo a educação formal e informal, presencial e a distância, direta e indiretamente falando. A história levou séculos para conferir o status de cientificidade à atividade dos pedagogos apesar de a problemática pedagógica estar presente em todas as etapas históricas a partir da Antiguidade. Relembramos, o termo pedagogo, como é patente, surgiu na Grécia Clássica, da palavra, cujo significado etimológico é preceptor, mestre, guia, aquele que conduz; era nada mais na menos que o escravo que conduzia os meninos até o paedagogium a mando de seu amo. No entanto, o termo pedagogia, designante de um fazer escravo na Hélade, somente generalizou-se na acepção de elaboração consciente do processo educativo a partir do século XVIII, na chamada Europa Ocidental.

Desse modo, nos dias atuais, denomina-se pedagogo o profissional cuja formação especifica de graduação superior é o curso de Pedagogia, ex-vi o referido curso oferecido no Brasil, os primórdios dos tempos republicanos, e que, por parte do MEC - Ministério da Educação e Cultura, é um curso que cuida dos assuntos relacionados à Educação por excelência, portanto se trata de uma Licenciatura, de formação e conclusão plena, cuja grade horário-curricular atual estipulada pelo MEC confere ao pedagogo, de uma só vez, as qualificações e habilitações para o exercício do magistério na Educação Infantil e na Educação Básica e na Educação de Jovens e Adultos, ficando portanto, a critério do profissional, o prosseguimento nos estudos a nível de pós-graduação: Especialização Lato Sensu, mestrado e doutorado nas áreas de coordenação educacional, gestão escolar, orientação pedagógica, pedagogia social e supervisão educacional, sendo que o pedagogo também pode, em falta de professores, lecionar as disciplinas que fazem parte do Ensino Fundamental e Médio, além se dedicar à área técnica e científica da Educação, como por exemplo, prestar assessoria educacional. Devido a sua abrangência, a Pedagogia engloba diversas disciplinas, que podem ser reunidas em três grupos básicos: disciplinas filosóficas, disciplinas científicas e disciplinas técnico-pedagógicas. A Pedagogia é a ciência da educação que encontra-se presente direta e indiretamente em todos os ramos do conhecimento ou do saber humano.

Nunca é demais saber que o objeto de estudo do pedagogo e da pedagogia é a EDUCAÇÃO, o Processo Ensino e Aprendizagem, a ação cultural do educador em intervir e/ou de transmitir tecnicamente "o conhecimento", de forma sedutora, significativa e em comunhão com a realidade social, o perfil e a história de vida do educando, o conhecimento e a informação e a dimensão cognitiva do educando ao perceber, aprender, apreender e se apropriar de forma crítico-reflexiva do conhecimento e das informações transmitidas pela percepção pessoal de observador ou de sujeito da intervenção formativo-educativa da qual foi sujeito, a sua acomodação junto aos conhecimentos anteriormente existentes e sua capacidade de aplica-los à realidade social vivido-compartilhada enquanto ser social e cidadão. Logo, o sujeito da Pedagogia é o ser humano enquanto educando. É importante mencionar de que o pedagogo não possui quanto ao seu objeto de estudo um conteúdo intrinsecamente próprio, mas um domínio próprio (a educação), e um enfoque próprio (o educacional), que lhe assegurara seu caráter científico. Como todo cientista da área sócio-humana, o pedagogo se apóia na reflexão e na prática para conhecer o seu objeto de estudo e produzir algo novo na sistemática mesma da Pedagogia. Tem ele como intuito primordial o refletir acerca dos fins últimos do fenômeno educativo e fazer a análise objetiva das condições existenciais e funcionais desse mesmo fenômeno. Apesar de o campo educativo ser lato em sua abrangência, estritamente são as práticas escolares que constituem seu enfoque principal no seu olhar epistêmico, embora a ação não-escolar venha ganhando, contemporaneamente, espaço significativo na ação e atuação do pedagogo. O objeto de estudo do pedagogo compreende os processos formativos que atuam por meio da comunicação e intercâmbio da experiência humana acumulada. Estuda a educação como prática humana e social naquilo que modifica os indivíduos e os grupos em seus estados físicos, mentais, espirituais e culturais. Não temos dúvida de que, o pedagogo estuda o processo de transmissão do conteúdo da mediação cultural (ensino) que se torna o patrimônio da humanidade e a realização nos sujeitos da humanização plena e o processo pelo qual a apropriação desse conteúdo ocorre (aprendizagem). No plano das ideias, o grego Platão (427-347 a.C.) foi de fato o primeiro pedagogo, não só por ter concebido um sistema educacional para o seu tempo mas, principalmente, por tê-lo integrado a uma dimensão política e ética, em si falando. Para ele, o objeto da educação era a formação do homem moral, vivendo em um Estado justo. Tanto é assim que todos os licenciados para o exercício do magistério devem cursar as disciplinas pedagógicas e emanadas do curso de Pedagogia, como por exemplo, quem é formado em Letras, Matemática, História, Geografia, etc, deve obrigatoriamente cursar disciplinas pedagógicas assim consideradas: didáticas, fundamentos, psicologias, estrutura e legislação de ensino, história da educação, dentre outras disciplinas.

O curso de Pedagogia no Brasil nasceu como bacharelado, na então Faculdade Nacional de Filosofia na Universidade do Brasil, numa “Seção de Pedagogia”, servindo de modelo para os cursos ofertados por outras IES. O bacharelado em Pedagogia tinha a duração de três anos, com o objetivo de formar “técnicos em educação”. Entre as reformas do regime militar, a reordenação do ensino superior, decorrente da Lei 5.540/68, teve como consequência a modificação do currículo do curso de Pedagogia, fracionando-o em habilitações técnicas, para formação de especialistas, e orientando-o tendencialmente não apenas para a formação do professor do curso normal, mas também do professor de ensino infantil e fundamental em nível superior, mediante o estudo da Metodologia e Prática de Ensino de 1° Grau. Hoje a duração no Ensino Superior em Licenciatura Plena em Pedagogia é de 4 anos e cujas diretrizes curriculares estão disciplinas através da Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006, publicada no Diário Oficial da União de 16/05/2006, seção 1, página 11.

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FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 22/09/2013
Reeditado em 05/07/2024
Código do texto: T4492754
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